No dia 15 de março é comemorado oficialmente o Dia Mundial do Consumidor. A data reforça os princípios básicos da proteção dos interesses do consumidor, como o direito à segurança, informação e a escolha de ser ouvido, que também segue os mesmos parâmetros do discurso do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, e da Assembleia Geral das Nações Unidas.

 

Em muitas cidades do país, a Semana do Consumidor é estratégica para turbinar as vendas no primeiro trimestre do ano, desviando do hiato entre os meses entre o Natal e o Dia das Mães (dezembro a maio).  Além de promoções e descontos, as lojas podem aproveitar o Dia do Consumidor para oferecer outras vantagens nas compras, como frete grátis ou juros menores nas compras parceladas.

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google em 2019 mostra que, atualmente, cerca de 35 milhões de brasileiros já conhecem o Dia do Consumidor. Entre esses, uma parcela de 58% afirma que vai esperar pela data para realizar alguma compra importante ou ficar de olho nas ofertas.

 

Com o Código do Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que está presente em todos os municípios e estados brasileiros. O principal objetivo é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos.

 

Conforme o presidente da ACIPP (Associação Comercial de Pres. Prudente), Ricardo Anderson, em Presidente Prudente o comércio não faz promoções com base no Dia do Consumidor. “Não há nada específico para essa semana, cujas promoções são determinadas individualmente por cada loja,” afirma.

 

O presidente do Sincomercio, Vitalino Crellis, salienta que em março as vendas começam a mobilizar o comércio prudentino, no entanto, quem faz parte do calendário da cidade há alguns anos é o Dia do Freguês, celebrado sempre no mês de outubro. “O comércio aqui é movimentado mesmo nos meses sazonais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal”, finaliza.

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