A UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região) esteve presente na apresentação da Caravana Jovem Aprendiz Paulista, que aconteceu na manhã dessa terça-feira, 12, na Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Pres. Prudente). A entidade esteve representada pelo vice-presidente José Renato de Freitas, e os ex-presidentes Renato Mungo, Marcos Lucas e Sergio Itio Turuta.

 

De esfera governamental do Estado de São Paulo, Presidente Prudente foi a 4ª cidade a receber a Caravana, que contou com a presença da secretária-executiva Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso. Conforme, o Programa é voltado a empresas classificadas como ME (Médias Empresas) e EPP (Empresa de Pequeno Porte) que podem contratar aprendizes de 14 a 24 anos, cuja capacitação técnica é toda custeada pelo Estado. 

 

O Programa passou por reformulação e foi lançado em agosto deste ano. Antes, apenas adolescentes de até 18 anos eram aceitos na iniciativa, inviabilizando trabalhos em bares, restaurantes e telemarketing de acordo com a Lei do Aprendiz. 

 

Para participar, o jovem precisa estar matriculado em rede pública de ensino. Além disso, os contratados devem cumprir uma jornada de trabalho de 4 a 6 horas por dia, com um dia da semana reservado para a capacitação online, garantindo um equilíbrio entre experiência prática e aprendizado.

 

Segundo dados da Junta Comercial (Jucesp), a região de Presidente Prudente conta com mais de 59 mil empresas ativas classificadas como ME ou EPP, onde cada uma delas poderá contratar um aprendiz pelo período de até dois anos.

 

Dentre os benefícios, encontram-se:

 

- Apoio no cadastro da vaga, processo seletivo e contrato;

- Remuneração de um salário mínimo/hora, a cargo do empresário;

- Capacitação do aprendiz subsidiado pelo governo do Estado;

- Recolhimento de apenas 2% do FGTS;

- Prioridade na contratação de aprendiz residente no próprio bairro onde o negócio está instalado;

- Jornada de 4 a 6 horas diárias;

- Sem multa rescisória;

- Contrato de até 24 meses

 

Inscrição

Tanto empresários como jovens, podem se inscrever no site: jovemaprendiz.sp.gov.br .