História da UEPP

A UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região) nasceu no ano de 2011 através de reuniões com representantes de Entidades da Sociedade Civil para debater assuntos da comunidade. Foi então que durante esses encontros, colocou-se em pauta um tema muito discutido na época: a proposta de elevação do número de cadeiras da Câmara Municipal de Presidente Prudente, de 13 para 19. Com sensibilização na Câmara e participação da comunidade, o Projeto de Lei foi revertido, mantendo-se as atuais 13 cadeiras.

Os propósitos não são contrários às ações dos Poderes Legislativo e Executivo, mas sim para construir a inserção participativa da sociedade nos problemas que tanto afligem Presidente Prudente e região em relação ao desenvolvimento.

Com essa diretriz, em 2012, foi lançada a Campanha VOTE CONSCIENTE, cujo intuito foi incentivar o eleitor a efetivar seu papel social nas urnas, sobretudo, saber analisar os candidatos aos cargos de Prefeito, Vice e Vereador ao pleito municipal e disseminar a importância de aumentar a representatividade política regional nas cadeiras da Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

A luta pela reativação da ferrovia também é um dos principais projetos da entidade. Prudente nasceu acompanhando o trilho, hoje sofre com o desperdício da inutilização do trecho modal. O alerta feito pela UEPP é cobrar providências concretas da concessionária América Logística Malha Paulista S.A., controlada atualmente pela concessionária RUMO/COSAN.

Outro destaque foi a busca de melhores condições de aeronavegabilidade, segurança e capacidade operacional do Aeroporto Estadual “Adhemar de Barros” de Presidente Prudente, bem como manifesto contra a corrupção e solicitação de reformulação do Portal Transparência do Governo Municipal, dentre outras frente de atuação.

Em agosto de 2017, a UEPP buscou a ampliação das funções do CODEPP (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente). Através das câmaras técnicas cria-se a prospecção de projetos para que cada setor se desenvolva, abrangendo assuntos comunitários de segurança, tecnologia e inovação, agronegócios, investimentos, construção civil e setor imobiliário, comércio, serviço e turismo.

Gestões

Um dos idealizadores e primeiro presidente da UEPP é o médico Dr. Antonio Alberto Ribeiro Barbosa, que foi presidente entre 2013 a 2014; seguido pelo contador Sergio Itio Turuta, 2015 a 2016; o fisioterapeuta Luis Eduardo Kuhn Minuci, 2017 a 2018; o empresário Marcos Carvalho Lucas, 2018-2019 , o executivo Marcelo Fristchy, 2020; o advogado Renato Mungo, 2021; e atualmente pelo engenheiro José Maurício Leme Jr., 2022.