Desde 2019, governos municipal e legislativo, sociedade civil organizada e administração do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente buscavam o reconhecimento do Ministério da Saúde para o credenciamento do hospital ao Sistema Único de Saúde. Após tratativas, foi publicada nesta quinta-feira (17/06) a Portaria Nº 690 que habilita o HRCPP junto ao SUS como unidade de assistência de alta complexidade em oncologia.


A conquista foi efetivada após reunião do prefeito Ed Thomas com o ministro de Saúde, Marcelo Queiroga, no dia anterior. Na ocasião, o chefe do executivo também solicitou a abertura de novos leitos de UTI para enfrentamento da Covid-19 e a liberação de testes rápidos, além de apoio ao projeto do Hospital do Rim de Pres. Prudente.  

Agora, por meio desta parceria, será possível ampliar o número de pacientes acolhidos na unidade, além de disponibilizar novos tratamentos.  Contudo, houve a desabilitação da Santa Casa de Prudente na prestação dos serviços de radioterapia e oncologia pediátrica, que passam a ser exercidos pelo HRCPP. Até então tudo era feito através da Santa Casa, que cedeu seu credenciamento ao SUS para o HRCPP. 

No documento assinado pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde, Sérgio Yoshimasa Okane, foi considerada a manifestação favorável da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e a aprovação pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) no dia 12 de fevereiro deste ano. Segundo o documento, o custeio do impacto financeiro gerado pela Portaria dar-se-á por meio de remanejamento de recursos do Teto de Média e Alta Complexidade do gestor estadual.  

 

 

Fonte: Portal Prudentino