Por conferência virtual, integrantes do Codepp (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Pres. Prudente) reuniram-se, excepcionalmente, nesta  terça-feira (06/07). Foram abordados cinco pautas: indicadores e ranking de Cidades Inteligentes, campanha resultado rápido salva vidas e relatórios das atividades das câmara de Turismo e Construção Civil e Imobiliário. 

 

Diego Andreasi, presidente da Fundação Inova Prudente, apresentou indicadores e ranking de Cidades Inteligentes, cujo conceito é a interação de pessoas, usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida. Os setores abrangidos são: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.  Prudente está na 48ª colocação, o que para Andreasi, é uma boa colocação, já que as primeiras vinte cidades são grandes capitais com cerca de 1 milhão de habitantes. 

 

Wilson Kinze, gerente da Intepp (Incubadora Tecnológica de Pres. Prudente), destacou que quando se fala em APL (Arranjo Produtivo Local), em São Paulo são cerca de 70, e apenas duas estão na região do Oeste Paulista. “APL são vindas de recursos para a cidade, a fim de desenvolver pesquisas, por exemplo”. Além disso, é preciso utilizar pesquisas que são feitas nas Instituições de Ensino para agregar valor para o produtor rural. 

 

Representando a Câmara de Turismo, o presidente da Aviesp (Associação de Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo), Marcos Lucas, e Fernando Testa, do Conselho municipal de Turismo, explicaram ações e projetos em conjunto com entidades, como remodelação de placas de sinalização turística, disponibilidade de QR Code em sites, concurso de qualificação para bares e restaurantes e o Sitio Paleontológico, dentre outros. Também há o estudo de 600 quilômetros de rotas rurais e 1500 famílias para melhor forma de trabalhar o Turismo Rural, segmento que ainda é pouco explorado em nossa região.

 

Em seguida, Renato Funada e Lucas Krasucki, explanaram sobre as recentes atividades da Câmara de Construção Civil e Imobiliário. Conforme, na semana passada, integrantes da câmara reuniram-se com o prefeito, Ed Thomas, e com os secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edilson da Silva, e Obras e Serviços Públicos, Marcos Augusto Fróis. Os principais assuntos levantados foram Desburocratização, dando destaque ao Aprova Digital que está previsto para entrar ao ar dentre 40 dias; a importância de criação de um comitê para tratar de projetos de grande e médio porte; e parceria com as universidades para criação de projetos que solucionem problemas na cidade e, a partir disso, a sociedade civil buscará recursos estaduais e federais. 

 

Por fim, a radialista Neusa Matos, e representando o Rotary Club Presidente Prudente Rosa dos Ventos, falou sobre a campanha Resultado rápido salva vidas, cujo objetivo é que a comunidade prudentina subsidie a compra de testes rápidos para Covid-19. A ação é em parceria com os laboratórios Exame, Marlene Spir, Mastellini, Tiezzi e Unilab que oferecerão resultado gratuito. Já a coleta deverá ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde ou no Centro de Triagem (ao lado do Cohabão).  Para contribuir, o interessado pode doar R$80 (valor de cada exame) por meio do PIX: 10.207.557/0001-51 (Rotary Club de Presidente Prudente Rosa dos Ventos) ou transferência bancária (Banco 756 - Agência 4446; Conta: 802-8.