Os integrantes do Codepp (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente) realizaram na noite dessa terça-feira (30/11) a última reunião mensal de 2021. Na oportunidade, foram apresentados dois projetos: “Cidades Irmãs” e “Queijo Canastra”.

 

O comunicador Bruno Maluly apresentou o projeto Cidades Irmãs, que já é aplicado em diversas partes do mundo, mas de desconhecimento em Presidente Prudente. Conforme, o projeto ocorre quando uma cidade se associa a outra, desde que tenham características semelhantes, como número de habitantes, tamanho e setor econômico, problemas históricos, dentre outros.

 

Maluly deu como exemplo o município de Marília, que tem duas cidades irmãs: Higashihiroshima e Izumisano, ambas do Japão; e Araçatuba, que é “irmã” de Arequipa, no Peru. Por fim, propôs estudos junto à Prefeitura de Presidente Prudente e Codepp, incluindo viabilidade, legislação, escolha de cidade parceira e participação direta da sociedade civil no intercâmbio de empresários/estudantes/cultural.


O
 presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Renato Mungo, e o diretor da Sicoob Paulista, Antônio Souza (Toninho), abordaram sobre o projeto Queijo Canastra. Recentemente, juntamente com a ACEOC (Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz) e a Multiplic, as entidades visitaram São Roque de Minas, para conhecer projetos educacionais e de empreendedorismo, a fim de inspirar o Pontal do Paranapanema.

  

Conforme Mungo, sem verba pública e por meio da produção de queijo, os produtores criaram condições para o auto desenvolvimento, e inserem os jovens ao empreendimento através do cooperativismo. Com a cultura do Queijo Canastra, é gerada renda de R$28 milhões ao ano, e conta com 63 associados e 250 empregados. “A visita nos fez perceber um modelo real de sociedade civil unida, exemplo o qual poderemos usar com a cultura da batata-doce no Pontal”, destacou.

 

Queijo Canastra

 O nome não é um tipo de queijo, mas sim aos sete municípios da região do Queijo da Canastra: Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Tapiraí ou Vargem Bonita.

 

Eleição

 Ao final, o atual presidente do Codepp, Marco Antonio Goulart, comunicou o edital de convocação para eleição da diretoria 2022, que acontece em fevereiro.