Aconteceu na última sexta-feira (1°) a reestruturação da diretoria do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Presidente Prudente para gestão 2024-2026, com base na Lei 11.299/24. Realizada no coworking do Sicoob Paulista, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Pres. Prudente (Acipp), o evento reuniu integrantes e diretores.  

 

O objetivo da reunião ordinária foi eleger o presidente e o secretário executivo para 2024-2026, bem como criar a alinhar o Fundo Municipal de Turismo - FUMTUR  (Lei 15/2024).  Após concenso dos integrantes, Fernando Cesar de Brito Silva foi reeleito como presidente e Rubens Afonso, como secretário executivo. 

 

Dentro das construções de projetos do Conselho, como rotas turísticas, gastronômicas e culturais, com o Fundo Municipal é possível realizar treinamentos de agentes e guias e investir em divulgação, por exemplo. _"Conseguindo captar verba, conforme a lei nos permite, fomentaremos a rota turística já existente e outras que pretendemos criar em nossa região"_, explica Fernando. Para a captação de recursos, a lei autoriza doações de pessoas físicas e jurídicas, de organismos governamentais ou não, e do Poder Público, desde que destinadas ao fomento de atividades públicas ou privadas.

 

 

Com a reestruturação, o Comtur também passa a ser constituído por representantes do governo público e iniciativa privada, incluindo setores da economia e entidades de classe. Um dos exemplos é a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), que será representada por Julio de Moraes (titular) e Felício Luizari Junior (suplente).

 

 

Conforme as obrigações, compete aos seus membros: consultar, informar e, sobretudo, deliberar sobre a política municipal de turismo e aos Planos Diretores de Turismo que visem o desenvolvimento e a expansão do setor;   programar e executar debates sobre os temas de interesse turístico para a cidade e região, com pessoas experientes convidadas e com a participação popular; propor programas e projetos nos segmentos do turismo, visando incrementar o fluxo de turistas e de eventos para a cidade; dentre outras.

 

Serviço 

Para mais informações e parcerias, o e-mail de contato do Conselho é: comturismopp@gmail.com