A UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) está sempre em busca da defesa de ideais de forma atuante e transparente. Por isso, incentiva seus associados e toda sociedade civil a colaborar com a doação de parte da Declaração do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente até o dia 31 de maio, data de prorrogação.
Pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto devido para Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e até mais 3% para os Fundos do Idoso. Pessoas jurídicas também podem fazer a destinação de até 1% do imposto devido, desde que sejam tributadas com base no lucro real e destinem no decorrer do ano-calendário.
Conforme o integrante da UEPP, o contador Sergio Itio Turuta, após a doação, basta imprimir o DARF e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária até o dia 31 de maio. “O próprio programa efetuará os cálculos e informará qual é o valor permitido para fazer a destinação ao fundo”, explica.
Renato Mungo, presidente da UEPP, lembra que de qualquer modo, o contribuinte paga este imposto, a diferença é poder destinar uma porcentagem que ajuda a financiar projetos sociais.
Passo a passo
Segue um breve roteiro feito para quem quiser encaminhar uma parcela do I.R. para os Fundos:
- 1º passo: Preencha o formulário completo;
- 2º passo: Na barra lateral, clique em “Resumo da declaração”;
- 3º passo: Clique em “Doações Diretamente na Declaração - ECA”; e “Doações Diretamente na Declaração - Idoso;
- 4º passo: Selecione o “Tipo de Fundo” no nosso caso “municipal”;
- 5º passo: Escolha o Estado “São Paulo” e selecione o município de Presidente Prudente ou outro desejado da região;
- 6º passo: Digite o “valor” que você deseja doar (até 3%); para cada Fundo; (o sistema informa o valor máximo permitido)
- 7º passo: Clique em “ok” para encerrar.
- 8º passo: imprima o DARF e pague até o dia 31/05/2021