Denominada “Ação pela Vida”, a BPW de Pres. Prudente (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais) protagonizou na manhã deste sábado (05/06) uma ação mundial em alusão à Semana do Meio Ambiente e homenagem aos profissionais da saúde que estão na linha de frente ao enfrentamento à Covid-19 e às vítimas que tiveram suas vidas ceifadas por esta doença. Em parceria com outras entidades prudentinas e secretaria municipal de Meio Ambiente, o plantio simbólico de duas mudas de ipê aconteceu na rotatória de cruzamento entre as Avenidas Ana Jacinta e Élson Neres da Silva.


A
lém da BPW, também participaram integrantes do Clube Soroptimistas, UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região), AVIESP (Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo), Ordem Demolay, Bethel Ceres - Filhas de Jó de Pres. Prudente e ACAE (Associação Cultural Agrícola Esportiva de Pres. Prudente), o secretário de Meio Ambiente, Fermando Luizari, e os vereadores Mirian Brandão, Mauro Neves e Willian Leite.


Conforme Luizari, a secretaria escolheu a rotatória, pois o local ainda não estava arborizado, e um dos principais focos da sua pasta é melhorar o meio ambiente urbano. “Prudente tem uma arborização razoável, hoje, temos uma ordem de 12 metros por habitante, mas o ideal seriam 21 metros”, explica. Segundo, uma das preocupações é o plantio correto, já que muitos munícipes não buscam orientação técnica, por isso, a orientação é que retirem as mudas no Horto Florestal Municipal e ouçam as instruções técnicas.


Os enfermeiros Leila Cristina Martins, da Santa Casa de Pres. Prudente, e Maurício Ximenes, do Hospital Regional, foram os profissionais homenageados da manhã e os escolhidos para o plantio das duas árvores que perpetuarão naquele espaço. “É uma honra poder representar minha equipe e a enfermagem neste momento”, agradece Leila. Para Maurício, foi um privilégio o reconhecimento, já que neste momento pandêmico, está sendo uma tarefa muito árdua para todos os profissionais da saúde.


A presidente da BPW-Brasil, Eunice Cruz, ressaltou que após o plantio, as mudas requerem cuidados para não morrerem, já que durante um bom tempo elas não têm condições de tirar água do solo e precisam ser regadas com frequência. “É importante também cuidados com podas e adubação para que elas se desenvolvam, cresçam e possam viver por si mesmas apenas com os recursos da natureza. Por isso a importância do cuidado com as mudas plantadas até que se tornem autossuficientes”, destacou.

O presidente da UEPP, Renato Mungo, salientou que futuro e desenvolvimento são fatores simultaneamente interligados. “Iniciativas como esta são fatos importantes e devem ser renovadas para que as pessoas consigam valorizar o que fará a diferença para as próximas gerações”, pontuou.

 

 

 

Semana do Meio Ambiente

 

A Semana do Meio Ambiente em Prudente iniciou com o recolhimento de lixos em fundos de vale e periferias em principais pontos da cidade, como uma forma de impacto visual. Na terça-feira, foi inaugurado na Cohab o Memorial das Vítimas da Covid-19, por meio do plantio de 500 mudas de ipê branco. Já para a próxima semana, está previsto o lançamento de outro parque, também em homenagem às vítimas da pandemia e àqueles que se recuperaram da doença.