A cada pessoa que doa sangue pode salvar a vida de outras quatro. Por isso, para a sensibilização de toda população para esta ação altruísta, em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.


Após a doação e testes laboratoriais, o sangue doado é separado em diversos componentes, como plaquetas, hemácias e plasma.  E, com isso, eles podem ser usados em diferentes pacientes em variadas situações. A falta das bolsas pode acarretar em cancelamento de cirurgias graves e até mesmo a morte de pacientes.


Infelizmente, devido à pandemia, há uma queda substancial em todo o país. No Hospital Regional de Presidente Prudente, por exemplo, nos dois primeiros meses de 2020, havia uma média de 1.200 bolsas coletadas mensalmente, hoje são cerca de 600, ou seja, uma queda de 50%.

 

PRÉ-REQUISITOS:

Para doar sangue, é preciso:

 

ü  Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal);

ü  Peso mínimo de 52 quilos;

ü  Ser saudável;

ü  Estar descansado;

ü  Apresentar documento de identificação (RG);

ü  Uma pessoa saudável pode doar a cada seis meses.

 

*Não pode doar*:

ü  Teve hepatite B ou C, malária ou sífilis;

ü  Ter feito uma tatuagem e/ou colocado piercing em menos de um ano;

ü  É portador de diabetes;

ü  É hemofílico;

ü  É portador de Doença de Chagas;

ü  Tem comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;

ü  Apresenta risco de ter sido exposto ao vírus da AIDS;

ü  Fez cirurgia ou parto há seis meses;

ü  Teve gripe ou febre nos últimos sete dias;

ü  Tem anemia;

ü  É portador de doenças em geral;

ü  Tomou bebida alcoólica há 12 horas;

ü  Ingeriu alimentos gordurosos 24 horas antes da doação.

 

Tomei a vacina contra a Covid-19, posso doar sangue?

Orienta-se que aquele que se imunizou com a Coronavac, aguarde 48 horas; já quem recebeu a Astrazeneca ou Pfizer, recomenda-se a espera de sete dias. Lembrando que ambos os centros seguem todas as medidas de segurança sanitária contra a transmissão da doença, como disponibilidade de álcool gel em suas dependências, distanciamento social e exigência do uso obrigatório de máscaras entre doadores e colaboradores.

 

Eu tive Covid, posso doar?

É recomendável que a doação seja feita um mês após a infecção.


Doe em Prudente:

Hospital Regional: horário de funcionamento das 7h às 17h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Entrada pela lateral direita do HR, na Rua José Bongiovani, 1297, no antigo Laboratório de coleta. Telefone: 3229-1570.


Hemocentro de Presidente Prudente: funciona de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h. Na quarta-feira, o atendimento é feito das 8h às 19h, e no sábado, das 7h às 11h. Mais informações podem ser obtidas através do 3223-3511 ou 3223-4490.