Uma preocupação pautada há anos pela sociedade civil, UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), governo municipal e Ministério Público Estadual (MPE) é a recuperação e reativação da linha férrea regional.

 

Nesta quinta-feira (27/08), em cumprimento de agenda em Brasília, o prefeito Ed Thomas reuniu-se no Ministério da Infraestrutura, sendo recebido pelos assessores Euler José dos Santos e Leonardo Marra, que representaram o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

 

De acordo com Ed Thomas, o assunto [ferrovia] deve avançar diante da recente nomeação do prudentino Rafael Vitale como diretor-presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

  

Em julho

Durante a passagem do presidente Jair Bolsonaro a Prudente no final de julho, o presidente da UEPP, Renato Mungo, entregou ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas ofício com demandas em prol do transporte ferroviário do oeste paulista, dentre outras demandas. 


No documento, foi ressaltado que o trecho de ferrovia entre as cidades de Ourinhos a Presidente Epitácio (que conta com porto fluvial que serve o Rio Paraná) está completamente abandonado desde que foi assumido pela concessionária Rumo (antiga ALL). “Pertencente à Malha Sul, onde a Rumo agora busca antecipar a renovação de concessão, entendemos que não podemos perder a oportunidade para que seja exigida a restauração e viabilidade do trecho”, cita o ofício.
 

Ainda, a UEPP salienta que é de extrema importância que a Ferrovia Norte x Sul mantenha seu traçado originalmente “desenhado”, ligando os trechos de Estrela D´Oeste a Panorama - Presidente Venceslau - Maringá, para que também beneficie a região e contribua para o desenvolvimento.

 

 

 

 

 Foto: Cedida/Prefeitura