Um grupo de trabalho formado por lideranças da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região), Usina Cocal, Sicredi Rio-Paraná, Ciesp, Senai, Sebrae-SP, BPW-PP, governo municipal e da Escola do Legislativo da Câmara Municipal reuniu-se na manhã dessa quinta-feira (27) na Câmara Legislativa para a evolução de planejamento do "Primeiro Fórum de Desenvolvimento Sustentável do oeste paulista - Biometano e novas oportunidades", que acontecerá em 24 de agosto, das 8h às 13h, no Centro Cultural Matarazzo. O evento também contará com apoio do deputado estadual Mauro Bragato e Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente).

 

 

Conforme o presidente da UEPP, Renato Michelis, a ideia do fórum é a busca de investimentos para a região com foco no gás biometano. "Em conjunto com as entidades e o Poder Público, nosso intuito é mostrar para empresários e investidores do Estado de São Paulo todo o potencial do oeste paulista para o agronegócio e a instalação de novas agroindústrias", salienta. Sobre a organização do evento, Michelis destaca que o grupo está definindo os detalhes do evento e que a partir de junho seja iniciada a divulgação em massa. "O objetivo é oferecer ciclos de palestras esclarecedoras sobre o biometano, com palestrantes trazidos pela Usina Cocal e Senai", finaliza. 

 

 

A reunião foi presidida por Renato Michelis, presidente da UEPP; e contou com as presenças de Ana Paula Setti, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico; José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae-SP; Eliezer Sales Ramos, consultor regional do Sebrae-SP; José Gongora, diretor do Sicredi Rio-Paraná; Sherman Willian Mukoyama, diretor do Senai Pres. Prudente; André Cano, coordenador regional do Senai; Giovani Boaventura Bacarin, consultora de novos negócios da Cocal; Vânia Silva e Eunice Cruz, pela BPWPP; Wilson Portela, representando o deputado estadual Mauro Bragato; João Menezes de Souza Neto, facilitador do GETPS (Grupo de Troca de Experiências em Pecuária Sustentável); Marinho, proprietário da agência de publicidade Promarke e Maycon Morano, diretor de comunicação da Câmara Municipal.

 

*Cocal*

Em parceria com a GasBrasiliano, a Usina Cocal iniciou recentemente a operação do primeiro gasoduto exclusivo para o transporte de biometano do Brasil. O empreendimento conta com aproximadamente 65 km de rede de distribuição, que liga a Usina Cocal, em Narandiba, ao mercado consumidor industrial, em Presidente Prudente.

 

*Biometano*

O biometano é um combustível derivado do biogás. Considerado um gás verde, representa mais uma contribuição, além do etanol, em prol do meio ambiente.