Para a efetivação da cidadania, a sociedade civil deve ter participação direta nas decisões políticas, iniciando, sobretudo, com a formação de jovens, para que estejam preparados desde cedo. Com o objetivo de aproximar o parlamento da comunidade e fomentar a educação política para a cidadania, a Câmara Municipal de Presidente Prudente está com inscrições abertas para que estudantes entre 12 e 15 anos participem do Programa Parlamento Jovem, um projeto que permite aproximar jovens do legislativo.

 

O programa é realizado pela Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, juntamente com a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude.

 

Para participar, a única exigência é que o estudante resida em Presidente Prudente e esteja devidamente matriculado e frequente na escola, seja rede pública ou privada. As inscrições devem ser feitas no site www.camarapprudente.sp.gov.br, onde os estudantes precisam ter em mãos o RG e comprovantes de endereço e de matrícula escolar. Ao todo, serão 100 jovens, cuja determinação é a ordem de inscrição. 

 

Conforme o diretor da Escola do Legislativo, William Leite, após o período de inscrição, serão realizados no mês de junho quatro encontros presenciais. Os jovens serão avaliados com uma prova [redação], onde serão escolhidos treze vereadores e treze suplentes, cuja efetivação será dada nos moldes de uma eleição convencional, com diplomação e posse.

 

Além de poderem participar de quatro sessões na Câmara Legislativa, entre agosto e novembro, também poderão confeccionar regimento interno do Parlamento Jovem, que será utilizado nas próximas legislaturas.