Quando havia um possível controle da pandemia no Oeste Paulista, surgiu uma nova preocupação no final de dezembro de 2021 em todo país: a dupla contaminação de gripe e Covid, apelidada de "flurona" (união dos termos "flu", de Influenza, com "rona" de Coronavírus). Não trata-se de um novo tipo de doença, mas uma forma simplificada de se referir à ocorrência simultânea de contaminações.


Ainda há poucas informações sobre agravamento, tanto de propagação e possível quarentena, mas por se tratar de dois vírus respiratórios e os sintomas serem muito semelhantes, as medidas de prevenção continuam as mesmas: uso de máscara, vacinação, distanciamento social e higienização das mãos.  Em caso de suspeita, é indispensável a realização de testes.

 

Falta de imunizantes de Influenza em Prudente


A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), informou nessa quarta-feira (05/01), que a vacina contra o vírus Influenza, está esgotada nas unidades de saúde do município. As doses só serão enviadas aos municípios em maio para a campanha anual.

 

 

Vacina Fest

 

No sábado (08/01), a VEM realizará a 2ª edição do Vacina Fest, mutirão de imunização contra a Covid-19. A ação será das 9h às 20h, no estacionamento da Prefeitura, atendendo todo público vacinável, que ainda não tomaram a primeira dose, como também àqueles que aguardam pela segunda e terceira dose.

 

95,6% vacinados

Em 2021, o município vacinou 95,6% da população vacinável, acima de 12 anos. Conforme balanço da VEM, foram 431.319 doses aplicadas, sendo que 188.520 pessoas contam com duas doses ou dose única, e 51.087 prudentinos com a de reforço.

 

O que é o JEF?
 

Os JEFs resolvem causas federais cujos valores não ultrapassem 60 salários mínimos. A população pode recorrer ao Juizado Especial para resolver assuntos relacionados à Previdência e Assistência Social, Sistema Financeiro da Habitação (SFH), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), tributos federais, entre outras matérias. Já em matéria criminal, são julgadas ações que tratam de crimes de pequeno potencial ofensivo, com pena máxima de até dois anos.