O turismo como motor do desenvolvimento regional estará no centro das discussões no 2º Fórum de Desenvolvimento Econômico, Turismo Integrado e Destino Oeste Paulista, que acontece no dia 30 de outubro, no espaço Solarium (campus II da Unoeste), em Presidente Prudente. O evento gratuito é uma iniciativa da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região), com colaboração da Unoeste, Terra Parque, Sicredi Rio Paraná PR/SP e Sicoob Paulista.

 
 
Com uma programação intensa das 8h às 17h30, o fórum reunirá autoridades públicas, especialistas, lideranças e o público interessado no fomento ao turismo e no desenvolvimento integrado da região. O evento buscará promover um debate qualificado sobre os caminhos possíveis para transformar o potencial turístico em oportunidades concretas de geração de renda, empregos e desenvolvimento social.
 
 
A agenda inclui palestras com especialistas de destaque nacional, apresentação de cases de sucesso, atrações culturais e espaços para networking e formulação de propostas regionais. Haverá, ainda, stands com patrocinadores e secretarias municipais pertencentes aos MIT’s (Municípios de Interesse Turísticos.
 
 
Segundo o presidente da UEPP, Marcos Nomura, o fórum representará um marco importante na articulação de políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento do setor. “Mais do que um evento, será um espaço permanente de diálogo, troca de experiências e soluções eficazes para os desafios do turismo regional. Acreditamos que iniciativas como essa fortalecem a governança, estimulam a inovação e contribuem diretamente para o crescimento sustentável das nossas cidades”, destaca.
 
 
Programação Completa
 
08h - Credenciamento e café de boas-vindas 
 
08h30 - Abertura oficial 
 
09h10 - Cia. de Dança Vulcanic
 
09h30 - Turismo que transforma: O caso de Brotas e os caminhos para o sucesso (Du Barreto, ex-prefeito de Brotas/SP)
 
10h10 - A importância do monitoramento de indicadores da sustentabilidade do turismo (Luciana Derze - Consultora da INVESTSP para o CIET/SETUR-SP)
 
10h50 - Intervalo
 
11h - O mapa da viagem do amanhã: navegando pelas quatro forças que estão redefinindo o turismo global (Bernardo Ignarra, gestor de Turismo em Competitividade de Mercado)
 
11h40 - Os Sabores e Saberes:  Gastronomia Unoeste e a valorização da identidade regional (Chef Ulisses Dias de Souza, docente do curso de Gastronomia da UNOESTE)
 
12h - Almoço
 
13h30 - Encante, Conquiste e Fidelize: A ciência do neuromarketing aplicada ao turismo (Karina Taconi, empresária, treinadora e palestrante)
 
14h10 - Descubra as riquezas do Oeste Paulista (Equipe de Governança do Oeste Paulista)
 
14h40 - Turismo Religioso no Oeste Paulista: colaboração no desenvolvimento regional (Padre Everton e Padre Humberto)
 
15h - Promovendo Sinergia dos Agentes da Hospitalidade da Região de Presidente Prudente (Yuri Reis, docente/FATEC e especialista em gestão da hospitalidade, turismo e eventos)
 
15h20 - O turismo rural como possibilidade de desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade (Rosângela Custódio Cortez Thomaz - Unesp de Rosana)
 
15h40 - Coffee Break
 
16h - Turismo no Oeste Paulista? Truco! Seeeiissss (Luiz Fernando Neves, criador do Turismo Fora da Caixa)
 
16h25 - De acampamento ao destino mais buscado do Brasil: O case de sucesso do Terra Parque (Júlio de Moraes, fundador e diretor do Terra Parque)
 
17h - Encaminhamentos e anúncio do Fórum em 2026
 
17h20 - Encerramento e apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Pirapozinho
 
Inscrições
 
O evento é gratuito e aberto ao público e pode ser realizado no site www.eventou.com.br , na busca: Fórum de Desenvolvimento