Em 2021, o Brasil comemora 199 anos de sua independência de Portugal, que se deu em 7 de setembro de 1822. A independência tem uma grande ligação com a transferência da corte portuguesa para a colônia brasileira, em 1808. Os acontecimentos levaram ao desgaste na relação entre a elite brasileira com o Reino de Portugal.


Mudanças sensíveis aconteceram no Brasil nesse período, ocorridas no campo cultural, econômico e até mesmo político. A primeira medida de grande repercussão na época foi a abertura dos portos do Brasil, possibilitando novas oportunidades econômicas. Por meio de Dom João Vl, também foram construídas universidades, teatros e bibliotecas. Já em 1815, o país foi elevado à condição de reino e passou a não ser mais colônia portuguesa, mas sim parte do reino de Portugal.

Mas, em 1821, pressionado para voltar para Portugal, Dom João Vl deixou seu filho Dom Pedro l como príncipe regente no Brasil, que tomou uma série de medidas que desagradaram Portugal, dentre, uma Assembleia Constituinte. Foi então que a caminho de São Paulo em busca de apoio político, Dom Pedro l recebeu uma nova carta da metrópole com descumprimentos suas ordens, e no dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, declarou a icônica frase “Independência ou Morte”.


No entanto, por dois anos, foram diversos conflitos e guerras; a escravidão, por exemplo, se manteve, assim como a distribuição de renda continuou desigual. Com apoio da Inglaterra, somente em 29 de agosto de 1825, por meio do Tratado de Paz e Aliança, finalmente o Brasil oficializou o reconhecimento lusitano. O Brasil se libertou de Portugal, mas virou ‘colônia’ inglesa em razão de sua dependência econômica da Inglaterra que vivia o esplendor de sua Revolução Industrial.


De qualquer forma, o 7 de setembro é um dia extremamente importante para a nossa história. A memória coletiva em nosso país consolidou essa data como o grito no Rio Ipiranga, que ecoou como um marco de fundação de nosso país.