O Parlamento Jovem, um projeto realizado pela Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, juntamente com a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude de Presidente Prudente, é formado por jovens entre 12 e 15 anos.
Na última quarta-feira (19) os adolescentes da 2ª Legislatura iniciaram uma nova etapa como parlamentares: a discussão de requerimentos durante uma sessão ordinária, que foi realizada na Câmara Municipal de Presidente Prudente.
O objetivo central do encontro foi colocar em prática o que os adolescentes aprenderam durante toda a preparação, além das capacitações a respeito do processo legislativo e, ainda, cobrar melhorias do poder público. Também devem ser divulgadas as Comissões Permanentes.
Parlamento Jovem
Entre março e abril desse ano, os participantes fizeram uma formação teórica, onde aprenderam sobre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; arrecadação de impostos e gastos do Governo; Cidadania, Democracia e hierarquia de Leis; bem como participaram de um concurso cultural para a eleição de 13 Vereadores Jovens e a seleção de 13 Suplentes.
Noss encontros mensais que ocorrem no Plenário da Câmara Municipal de Presidente Prudente ao longo do ano, os jovens e população interessada participam de palestras sobre os mais diversos temas que envolvem a cidadania e o desenvolvimento pessoal.
Opinião
Para o presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Renato Michelis, essa iniciativa é fundamental para que a juventude tenha uma compreensão sólida e participativa do funcionamento do nosso sistema político, pois são eles os futuros líderes e cidadãos responsáveis.