O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) está elaborando, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, um Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável para a Região do Pontal do Paranapanema.

 

Na busca desses objetivos deverão ser qualificadas e priorizadas as oportunidades de atividades econômicas, focando-se principalmente na adoção de novas tecnologias produtivas integradas às aptidões e vantagens comparativas locais, de forma a atenuar substancialmente as disparidades socioeconômicas da região em relação ao padrão médio do Estado de São Paulo.

  

Este esforço também se soma a outra iniciativa que vem sendo conduzida na região pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, o Pontal 2030. Espera-se com a articulação de ambos, que as iniciativas aqui desencadeadas possam se disseminar pela região contribuindo para um novo ciclo de desenvolvimento fundamentado na diversificação e dinamização da economia e no respeito ao meio ambiente.

 

 

Oficinas:

 

Entre janeiro e fevereiro serão realizadas oficinas temáticas sobre os temas Indústria, Comércio e Serviços, Produção Rural, Turismo e Desenvolvimento Social. Venha participar. A sua colaboração é muito importante para a formulação de ações positivas para a região.

 

As oficinas serão realizadas de forma online, conforme indicado nas datas abaixo, por meio da plataforma Microsoft Teams.


20 de janeiro de 2022 às 9h30 – Indústria, comércio e serviços
https://bit.ly/PDE_Pontal_1_Industria_Comercio_Servicos


25 de janeiro de 2022 às 9h30 – Produção rural

https://bit.ly/PDE_Pontal_2_Producao_rural

 

27 de janeiro de 2022 às 9h30 – Turismo
https://bit.ly/PDE_Pontal_3_Turismo

 

01 de fevereiro de 2022 às 9h30 – Desenvolvimento Social
https://bit.ly/PDE_Pontal_4_DesenvolvimentoSocial

 

Questionário

Para auxiliar na formulação das ações responda esse breve questionário para contar suas impressões sobre a região:  
https://bit.ly/PDES-Pontal_Questionario