Na noite desta quinta-feira (12), a Fundação Inova Prudente foi palco do lançamento de dois importantes programas voltados ao desenvolvimento econômico e ao fortalecimento do empreendedorismo em Presidente Prudente: o Desenvolve Prudente e o Cidade Empreendedora. A iniciativa é resultado da união entre a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e de Tecnologia (Setec), e o Sebrae-SP.

 

O programa Cidade Empreendedora, apresentado pelo diretor regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante, tem foco na transformação da gestão pública para tornar o município um ambiente mais favorável ao empreendedorismo, contemplando 215 municípios paulistas e 15 cidades da região de Presidente Prudente. "O objetivo é promover uma transformação estrutural, com políticas de desenvolvimento que beneficiem o ambiente de negócios local”, explicou Cavalcante.

 

Já em apresentação de lançamento, a consultora de negócios do Sebrae regional, Paula Cristina Pereira, explicou que o Desenvolve Prudente prevê uma série de ações voltadas especialmente a micro e pequenos empreendedores entre julho e dezembro de 2025, com investimento de R$122.548,00 do Sebrae-SP. O objetivo é fomentar a nova economia, gerar renda, melhorar a gestão dos negócios e impulsionar o crescimento de diversos setores produtivos da cidade.

 

Durante o evento, o secretário da Sedepp, Tiago Oliveira, destacou que o programa realizará cerca de 800 atendimentos especializados, com atividades descentralizadas em todas as regiões da cidade. Entre as frentes de atuação estão as Jornadas Empreendedoras nas zonas Leste, Oeste, Sul e Norte, além de jornadas temáticas como Inovação, Agro (com destaque para a Indicação Geográfica da Batata-Doce), Empreendedorismo Feminino, Artesanato, Indústria e Selaria.

 

Em sua fala, o diretor do Sebrae-SP, Marco Vinholi,  salientou que a iniciativa impulsiona a nova economia, conectando nossos empreendedores a um cenário cada vez mais digital e globalizado. "Hoje, qualquer pessoa pode vender para o mundo ou adquirir produtos de qualquer lugar, e é fundamental preparar nossos negócios locais para aproveitar essas oportunidades", frisou.

 

Para o prefeito Milton Carlos de Mello "Tupã", os investimentos nas duas iniciativas representam um avanço estratégico para a economia local. A Prefeitura arcará com R$82 mil. “Quero pedir o apoio e o engajamento de todas as entidades e da sociedade civil. A Prefeitura, sozinha, dá um passo e cai. Precisamos caminhar juntos, com parcerias fortes e comprometidas, para que possamos alcançar resultados concretos. Aproveito para parabenizar toda a equipe de secretários pelo empenho e agradecer à Câmara de Vereadores pelo apoio contínuo", disse.

 

Gigantes do digital

No próximo dia 26 de junho, a Fundação Inova Prudente receberá o evento “Gigantes do Digital”, reunindo especialistas e grandes nomes do empreendedorismo digital. A iniciativa conta com o apoio da UEPP, reforçando o compromisso da cidade com a inovação, a tecnologia e o fortalecimento do ecossistema empreendedor local.