Com dois anos de pandemia, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou agora uma plataforma online com resultados de exames da Covid-19. Até então, pessoas com suspeita da doença tinham que ir pessoalmente à Unidade Básica de Saúde para ter acesso ao resultado.

 

Para isso, previamente, o paciente tem que ter cadastro atualizado em alguma UBS; dessa forma, ao acessar o site www.saudeprudente.com.br, com o número do seu CPF ou Cartão SUS, receberá via SMS (celular) uma senha, a qual lhe dará acesso direto a exames laboratoriais, incluindo da Covid, segundo o secretário municipal Delton Ferraz.

 

Assim, o paciente, sobretudo, assintomático, não precisará mais se deslocar, correndo o risco de contaminar outras pessoas. A medida tornou efetiva após diversas reclamações de munícipes. 

 

UBS

Atualmente, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Norte e o Pronto Atendimento da Cohab servem de atendimento a pacientes com sintomas respiratórios. O centro de testagem do Cohabão ficará limitado a 150 exames por dia. Já o centro de apoio e testagem da unidade do Jardim Santana (zona leste), atende apenas pacientes com exames agendados, tanto por UBSs quanto por ESFs, com limite de 230 exames diários.