Aconteceu nesta sexta-feira (22) no Centro Cultural Matarazzo a primeira reunião Rota Sol do Oeste. Mediada pelo presidente Fernando Cesar de Brito Silva e pelo vice e secretário municipal de Cultura, Yuri Reis, o encontro reuniu representantes e lideranças de Presidente Prudente, Caiabu, Martinópolis, Rancharia, Adamantina, Paulicéia, Panorama, Presidente Epitácio e Santo Expedito.

 

Conforme Fernando, o objetivo foi debater ideias para o Plano de Turismo Regional, esclarecer dúvidas e ações que podem ajudar o setor de acordo com as potencialidades individuais de cada município. Concomitante, Yuri Reis salientou a importância da criação de um cronograma fixo de eventos anuais nas cidades da região, onde uma apoiaria a outra. 

 

Ainda, o diretor do Instituto Oeste Paulista, também representando a Associação Comercial e Empresarial (ACIPP) e a Cooperativa Sicoob Paulista, Antônio Batista de Souza, proferiu a palestra esclarecedora sobre o Programa Nosso Oeste Paulista, que tem a missão de fomentar os eixos de turismo, agro, inovação e sustentabilidade, sempre em busca do desenvolvimento. 

 

Em seguida, Jurandir Aparecido Lima, vereador de Pirapozinho e técnico em Turismo, compartilhou  insights sobre o IGR (Institucionalização Instância de Governança Regional), que faz parte do Programa do Governo Federal, e que tem por missão apoiar atividades e projetos ligados ao setor. Atualmente, na região, os municípios que compõem a Região Turística Pontal Paulista são: Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Iepê, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Pirapozinho, Teodoro Sampaio, Rosana, Sandovalina, Taciba e Tarabai, além de cidades lindeiros ao Rio Paraná-Paranapanema. 

 

Representando a UEPP, para o presidente Renato Michelis, a iniciativa permite uma integração crucial, fortalecendo o turismo e, sobretudo, valorizando os recursos locais e oferecendo experiências enriquecedoras aos visitantes onde o poder público não consegue atuar.