Aconteceu na tarde desta segunda-feira (26/07) a audiência pública virtual para elaboração da Lei Orçamentária Anual - LOA 2022 - da Região Administrativa de Presidente Prudente, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de “Projetos, Orçamento e Gestão” e da “Secretaria de Desenvolvimento Regional”.

 

Durante a audiência, foi disponibilizado um sistema para votação de prioridades com foco desenvolvimento socioeconômico do Estado e da 10ª R.A, sob os quesitos: educação, saúde pública, segurança pública, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, moradia, agricultura, sustentabilidade e gestão pública. O relatório final também será composto por todas as propostas anexadas pelos participantes.

  

O diretor técnico Maurício Hoffmann apresentou dados de destaque da região de Prudente. Segundo, o Valor Adicionado da agropecuária é de 5,2% da formação do VA do setor no Estado paulista; da mesma forma, os setores de indústria e serviços representam 1,2% cada. Ao analisar, a agropecuária corresponde a 9%, indústria, 20,4%, e serviços, 70,5%, que somados, chegam a 100% do VA, principal componente do PIB.

  

Conforme, os diferenciais competitivos que tornam a R.A. de Prudente como polos centrais, são: APL’s (Arranjo Produtivo Local); agroindústria; agronegócio; produção e distribuição de eletricidade, água e gás; educação universitária e turismo. “A região apresenta grandes potencialidades em seu desenvolvimento, pela sua importante localização geográfica e sua infraestrutura diferenciada”, destacou.

 

O presidente da Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo), Marcos Lucas, ressaltou que há dois anos, Prudente foi inserido no polo de Biocombustíveis. Concomitante, recém concessionado, o Aeroporto Adhemar de Barros que, pela sua posição geográfica comporta um HUB de logística, necessita incentivo para a aviação, para que se torne atrativo à iniciativa privada.

 

 

Outras demandas abordadas foram: investimentos na área de assentamentos, recuperação econômica do Pontal do Paranapanema, melhorias de vicinais, novos cursos para a Unesp, preservação ambiental, dentre outros.

 

O presidente da UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente e região), Renato Mungo, enfatiza que para o crescimento no agro, cujo investimento está represado, é essencial a regularização fundiária de terras urgentemente, e que tal mister seja realizado a contendo das partes, posto que de nada adiantaria uma Lei ineficaz para o processo.

 

Por fim, foi comunicado que em 30 de setembro, o GESP (Gestão de Eletrônica de Segurança Privada) encaminhará a proposta para a Assembleia Legislativa Estadual. Os relatórios serão publicados nos sites: audienciasdoorcamento.sp.gov.br e projetos.sp.gob.br, e serão encaminhados aos escritórios regionais e respectivos dirigentes e órgãos setoriais, responsáveis pela definicção das metas dos programas e distribuição dos recursos orçamentários da LOA. Os cinco itens mais votados, das propostas priorizadas, serão objeto de redação de devolutivas pelos órgãos setoriais reesposáveis.