Durante a passagem do presidente Jair Bolsonaro a Prudente no último sábado (31/07), o presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente Região), Renato Mungo, entregou ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas ofício com demandas em prol do transporte ferroviário do oeste paulista, dentre outras demandas.  

 

No documento, foi ressaltado que a região tem considerável produção voltada ao agro, e incomensurável capacidade de aumento com um transporte eficiente, o que propicia preços competitivos. Em relação a outras regiões do país agricultáveis, o oeste paulista está muito mais próximo aos portos de Santos e Paranaguá, por exemplo.

  

No entanto, o trecho de ferrovia entre as cidades de Ourinhos a Presidente Epitácio (que conta com porto fluvial que serve o Rio Paraná) está completamente abandonado desde que foi assumido pela concessionária Rumo (antiga ALL). “Pertencente à Malha Sul, onde a Rumo agora busca antecipar a renovação de concessão, entendemos que não podemos perder a oportunidade para que seja exigida a restauração e viabilidade do trecho”, cita o ofício.

 

 Ainda, a UEPP salienta que é de extrema importância que a Ferrovia Norte x Sul mantenha seu traçado originalmente “desenhado”, ligando os trechos de Estrela D´Oeste a Panorama - Presidente Venceslau - Maringá, para que também beneficie a região e contribua para o desenvolvimento.