Em busca de solução para a reativação da ferrovia em Presidente Prudente, a UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente e Região) entregou ofício aos representantes comerciais da Rumo Logística, na manhã desta sexta-feira (27), durante reunião no Aruá Hotel. As propostas incluem implantação de ramal para reinserção de Prudente à Malha Paulista, e instalação de transporte em VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos e Trem Turístico) no município.     Conforme o documento que foi entregue pelos presidentes Marcos Lucas (gestão 2018-2019) e Marcelo Fritschy (2020), a região Oeste Paulista poderia ser contemplada com a implantação de um ramal ferroviário de bitola larga entre a Parapuã (trecho do ramal de Jaú) até Prudente, numa extensão de 74 quilômetros em via paralela com a Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), trazendo grande movimentação de carga neste trecho.     Para a entidade, a região também teria muito a crescer com esta medida, já que completaria os modais já existentes (aéreo, hidroviário e rodoviário), em interligação com a BR Distribuidora, CEAGESP e o Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, onde em breve contará com um posto de alfândega e Porto Seco, ambos equipamentos contemplados em seu projeto de edificação da nova sede da Delegacia da Receita Federal.     Ademais, a UEPP salientou a recuperação de um pequeno trecho da ferrovia sorocabana entre Regente Feijó x Presidente Prudente x Álvares Machado para instalação de um VLT. “Apesar do eixo da antiga linha da Sorocabana ter limitações em planta e em perfil que impactam o tráfego de composições pesadas, com pouco investimento, poderia ser operada por estrutura menor e moderna, construída sob medida, como é o VLT”, explicou Marcos Lucas.     A ideia é que uma vez instalado e em uso, cidades vizinhas poderiam construir terminais em seu espaço urbano para atender alta demanda de transporte público pela via perimetral, transportando alta demanda de trabalhadores.  “Prudente oferece mão de obra, empregos e renda a pessoas das cidades circunvizinhas, portanto, um trem turístico poderia ser implantado pela iniciativa privada para alavancar o segmento, que tem muito potencial na região”, destacou Marcos Lucas.     RUMO  Representada por Bruno Madalena e Luiz Paulo Freiman, a proposta será enviada para análise técnica interna da RUMO, e posteriormente, será agendada reunião com a UEPP para apresentação da viabilidade.     O que é VLT? VLT é um trem urbano menor, bem mais leve que o metrô e transporta grandes contingentes populacionais, geralmente de maneira integrada a outros modais de transporte. É como se fosse um ônibus sobre trilhos, que já é comum como transporte público em outros países.  Dentre as vantagens, não se submete ao trânsito, é financeiramente econômico aos usuários e produz menos poluição.   Prefeituras Compareceram a prefeita de Presidente Epitácio, Cássia Regina Zaffani Furlan, e o prefeito de Rancharia, Alberto Cesar Centeio de Araújo.