O presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região), Marcos Lucas, entregou na tarde desta quinta-feira (30) ofício com propostas ao desenvolvimento econômico e social ao candidato a Governador do Estado de São Paulo Paulo Skaf, durante sua passagem por Presidente Prudente. Após a entrega, Skaf disse concordar com todos os itens listados, exceto a compensação fiscal, já que tem plano alternativo. Enquanto ao Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, garantiu que irá efetivar o projeto, caso seja eleito; sobre o retorno do trecho ferroviário regional, afirmou que há viabilidade de reunião com Rubens Ometto, presidente do conselho de administração do Grupo Cosan (Raízen, Comgás e Rumo), para debater sobre o assunto; e em relação ao turismo, mostrou-se assertivo sobre o impulsionamento da região. A UEPP solicitou concordância expressa até 30 de setembro, Skaf informou que irá encaminhar via assessoria de imprensa. O documento similar também está sendo entregue a todos os candidatos que estão passando pela região, inclusive aos cargos majoritários e ao Senado Federal, mediante propostas da sociedade civil em cada uma das competências. Reivindicações GUERRA FISCAL: Presidente Prudente está a 90 km de distância tanto do Mato Grosso do Sul quanto Paraná, regiões as quais são assediadas com incentivos fiscais e outros benefícios naturais pela busca de desenvolvimento para seus estados. A UEPP lembrou que é preciso acabar com esse modelo tributário o qual leva a este tipo de guerra fiscal. AEROPORTO: Ampliação e implantação de um HUB de transportes multimodal, interligando o porto hidroviário em Presidente Epitácio, o aeroporto de Presidente Prudente e a ferrovia (norte/sul e Rumo). COMPENSAÇÃO FISCAL: A UEPP destacou problemas enfrentados enquanto ao sistema carcerário e agrário envolvendo movimentos como o MST, fazendo com que a região seja conhecida nacionalmente por estes fatores negativos, influenciando diretamente nosso desenvolvimento socioeconômico. Assim, foi solicitado benefícios fiscais ou repasses financeiros. FERROVIA: Foi destacado que em breve será implantando no Estado de São Paulo o atual Plano de Desenvolvimento de Transporte e Logística (PDTL), que pretende descentralizar os eixos de distribuição de carga, que elegeu cidades como Campinas e Sorocaba para serem polos de estocagem e escoamento, isolando o Oeste Paulista. Que seja exigido do Governo Federal investimentos e recuperação dos trechos que a RUMO/ALL sucateou e entregou ao abandono. POLÍTICAS PARA O TURISMO: Ações junto ao INVESTE SP para ampliação no crédito para novos empreendimentos turísticos, justificado pela elevada geração de mão de obra que esse segmento pode trazer, bem como pela sua crescente participação no PIB estadual e nacional; criação de novos cursos técnicos e incentivos aos já existentes para formação de mão de obra especifica a todo setor; e manutenção da Secretaria de Turismo do Estado e política de participação da mesma em eventos como feiras e exposições, pois essa participação gera oportunidades aos pequenos empreendedores, equipamentos turísticos e Prefeituras. QUESTÃO FUNDIÁRIA: O atual governo paulista regularizou lotes rurais de até 30 módulos fiscais/500 hectares. Esse limite merece revisão, tudo para estimular a definitiva pacificação da questão fundiária no Pontal do Paranapanema, que é causa de afastamento de investimentos na região mercê a insegurança jurídica que paira sobre a titularidade dessas áreas, aumentando, abrangendo e incluindo os proprietários de áreas acima dos 500 hectares para as legitimações de posse na forma prevista nas Leis nº 11.600/2003 e 14.750/2012, regulamentadas respectivamente pelos Decretos nº 48.539/2004 e nº 59.111/2013.