Aconteceu na última sexta-feira (1°) a reestruturação da diretoria do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Presidente Prudente para gestão 2024-2026. Realizada no coworking do Sicoob Paulista, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Pres. Prudente (Acipp), o evento reuniu integrantes e diretores. A UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) indicou dois membros representativos. 

 

O objetivo da reunião ordinária foi eleger o presidente e o secretário executivo para 2024-2026, bem como criar a alinhar o Fundo Municipal de Turismo - FUMTUR (Lei 11.299/24).  Após concenso dos integrantes, Fernando Cesar de Brito Silva foi reeleito como presidente e Rubens Afonso, como secretário executivo. 

 

Na oportunidade, o presidente da UEPP, Renato Michelis, indicou para representar a entidade no Conselho: Julio de Moraes, como titular, e Felício Luizari Junior, como suplente. De acordo com o decreto municipal nº11.672, para reestruturação, o Comtur passa a ser constituído por representantes do governo público e iniciativa privada, incluindo setores da economia e entidades de classe, como a UEPP.

 

Dentre as obrigações, compete aos seus membros: consultar, informar e, sobretudo, deliberar sobre a política municipal de turismo e aos Planos Diretores de Turismo que visem o desenvolvimento e a expansão do setor;   programar e executar debates sobre os temas de interesse turístico para a cidade e região, com pessoas experientes convidadas e com a participação popular; propor programas e projetos nos segmentos do turismo, visando incrementar o fluxo de turistas e de eventos para a cidade; dentre outras.