A UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente e Região) passou a integrar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP) por meio de seu diretor José Maurício Leme Jr., que também está encarregado de representar entidades de classes e participar das câmaras de Planejamento, Avaliação e Saneamento e Assuntos Institucionais.


O CBH-PP foi implantado em 1996, representando a 22ª Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (UGRHI-22), com sede em Presidente Prudente. A Bacia pertence aos Rios Santo Anastácio, Rio Paranapanema e Rio Paraná e seus respectivos afluentes.


O comitê tem a finalidade de direcionar o conjunto das ações, atendendo aos princípios de gestão estabelecidos na Lei Estadual Paulista 7.663/91, tais como: promover o gerenciamento participativo e integrado, e prevenir a UGRHI-22 das causas e dos efeitos adversos da poluição, inundações, estiagens, erosão do solo e do assoreamento dos corpos d’água, compatibilizando o gerenciamento dos recursos hídricos com o desenvolvimento regional e com a proteção do meio ambiente.

 

Características da Bacia:

Dentre suas principais atividades econômicas encontram-se: agricultura, (cana-de-açúcar), agroindústrias (frigoríficos, indústrias alimentícias, de óleos e gorduras vegetais), além de atividades relacionadas ao setor de serviços, principalmente em Presidente Prudente.


São 26 municípios abrangidos: Álvares Machado, Anhumas, Caiuá, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Iepê, Indiana, Marabá Pulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Rosana, Sandovalina, Santo Anastácio, Taciba, Tarabai e Teodoro Sampaio.