Nesta terça-feira (15), o presidente da UEPP, Marcos Nomura, participou da comemoração dos 21 anos da Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado). A entidade, fundada em 2004, é uma organização não governamental dedicada à promoção da saúde e da qualidade de vida de pacientes renais crônicos, transplantados e seus familiares, oferecendo suporte em diferentes fases da doença.

 

Recepcionado pela presidente fundadora, Sumaia Zakir, e pelo presidente eleito, Wilson Diniz, Nomura conheceu a importância do trabalho desenvolvido pela associação, que atualmente realiza cerca de 5 mil atendimentos por ano e conta com cinco médicos especialistas e uma equipe multiciplinar completa. 

 

Há dois anos, a Carim passou a operar em uma nova sede, mais ampla e equipada para atender com ainda mais dignidade seus associados, oferecendo apoio ambulatorial, social, psicológico, nutricional e jurídico, além de promover campanhas de prevenção, diagnóstico precoce e palestras socioeducativas. Também são desenvolvidas atividades como oficinas de arte, culinária e pilates, que contribuem para o bem-estar dos pacientes. Em situações de vulnerabilidade, a Carim fornece cestas básicas e transporte para hemodiálise.

 

Apesar dos avanços, a entidade ainda enfrenta desafios: há quatro anos busca credenciamento junto ao SUS, enquanto mantém suas atividades com recursos próprios (45%) e por meio de emendas impositivas das cidades de Presidente Prudente e Quatá.

 

Durante o evento, Sumaia Zakir reafirmou o compromisso da associação. “São 21 anos de desafios e conquistas, sempre com o foco em oferecer suporte humano e integral aos pacientes renais”, destacou.

 

Conheça e apoie o trabalho da Carim: www.carimprudente.com.br