A UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região) participou na tarde dessa terça-feira (22/03) do “Seminário de Desenvolvimento Regional: Para onde caminha o Oeste Paulista?”, idealizado pelo 14º Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente, na Fundação Inova Prudente. A entidade esteve representada pelo presidente, José Maurício Leme Jr., o vice, Renato Michelis, e pelos os ex-presidentes, Marcos Lucas e Renato Mungo.


Em sua fala, Maurício Leme Jr. destacou os trabalhos realizados pelo conjunto de entidade nos últimos 10 anos, incluindo as principais pautas: Regularização Fundiária, ferrovia regional, melhorias no Aeroporto Adhemar de Barros e transparência municipal, e demais cases de esfera municipal e estadual. “Apesar do Grupamento de Bombeiroa não estar dentro das entidades representativas, vocês  também fazem parte desse aglomerado de fortalecimento”, frisou. 


O seminário também contou com a presença de Francisco Torturello, diretor regional da Secretaria de Desenvolvimento Regional, que abordou sobre o Programa Pontal 2030. Dentre os 20 projetos falados, Torturello destacou o “Aglomerado Urbano e Canal Direto SP + Perto”, o qual já está sendo aplicado na prática. Segundo, a medida facilita o acesso a recursos para obras em diversos setores, seja no âmbito estadual, federal e internacional.


O Capitão PM João Henrique Papoti, comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros do 14° GB, salientou que recentemente o Governo de São Paulo entregou 100 viaturas às Defesas Civiis do Estado, das quais, 27 foram destinadas para o Oeste Paulista. “Esse trabalho é resultado do Pontal 2030”, destacou. Conforme Capitão Papoti, somando o número de viaturas que foram enviadas por meio de emendas impositivas, hoje, a região conta 32 viaturas de Defesa Civil. 


Por fim, o Capitão PM Comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros, Ricardo Marçal, apresentou sobre consórcios públicos intermunicipais. Conforme, é inserir o Corpo de Bombeiros na metodologia de consórcio intermunicipal para angariar novos recursos.

 

O 14º GP

Em 2022, o 14º GP de Pres. Prudente completa 60 anos de instalação oficial, servindo a região prudentina.