O vice-presidente da UEPP, Marcos Nomura, representou a entidade na manhã desta sexta-feira (05) no último encontro Diálogos do Pontal: Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu no auditório do Ciesp regional e reuniu lideranças da sociedade civil e do poder público municipal regional.
Realizado pelo Instituto Envolverde, e com apoio da Fundação Itesp e deputado estadual Mauro Bragato, o projeto foi desenvolvido em cinco encontros, sendo dois presenciais e dois virtualmente. Conforme o presidente, Dal Marcondes, e o vice, Reinaldo Canto, o amplo estudo realizado pelo Envolverde será resultado em uma publicação que será apresentada no segundo semestre de 2024.
A fim de estabelecer um intercâmbio entre gestores públicos e especialistas nos diversos campos das políticas públicas de desenvolvimento sustentável, regularização fundiária, redução das desigualdades e fortalecimento institucional, o projeto visa identificar, diagnosticar e sugerir soluções para o aprimoramento das soluções de desenvolvimento para a região do Pontal do Paranapanema, sob o prisma dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em seu discurso, Nomura destacou o trabalho da UEPP em prol do desenvolvimento regional apartidário. “Desde o nosso início, a UEPP tem se engajado na questão da regularização fundiária, pois reconhecemos que a maior fronteira agrícola do Brasil está no oeste paulista. Também estamos envolvidos na conscientização dos eleitores, atualmente com a campanha 'Vote Consciente', para garantir que os votos sejam bem direcionados”, afirmou. Por fim, ele convidou a sociedade civil a se unir à entidade para discutir ideias e encontrar soluções para a região.
Encontro virtual
No mês de junho, Nomura participou do encontro virtual que discutiu o tema “A dimensão econômica”, o qual debateu as ODS’,s 8, 9, 10 e 12.