Na manhã desta sexta-feira (12), a UEPP realizou sua reunião geral mensal com membros e convidados no Coworking do Sicoob, localizado na sede da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Pres. Prudente). Durante o encontro, as pautas discutidas foram: devolução da malha ferroviária à União, Campanha Vote Consciente 2024 e situação da Regularização Fundiária no Pontal.

 

Sob a mediação do presidente Renato Michelis e do vice-presidente Marcos Nomura, a primeira questão discutida foi a respeito da ferrovia regional. Como destacado, em dezembro de 2023 foi emitido o Acórdão de indenização entre a Rumo e a União, referente ao trecho Presidente Prudente x Presidente Epitácio (pertencente à Malha Sul), uma vez que a concessionária não cumpriu com o contrato, resultando na inutilização dos trechos após anos de negligência. "Este modelo de acordo também poderá ser aplicado a outros trechos que se encontram sem uso", afirmou Michelis.  A UEPP é Amicus curiae no processo judicial promovido pelo MPE (Ministério Público Estadual). 

 

Segundo o presidente da UEPP,  há a incerteza no que será feito com o trecho. "Existem diversas sugestões, mas trazemos uma proposta que consiste na concessão ou doação dessas áreas para cada município, permitindo que cada um deles defina sua melhor destinação, como a criação de sistemas viários modernos, ciclovias ou até mesmo corredores turísticos gastronômicos e históricos", opinou.

 

Nomeado representante da UEPP no comitê de Monitoramento do Programa Estadual de Regularização de Terras, o advogado e ex-presidente da entidade, Renato Mungo, trouxe dados relevantes. Conforme informações passadas no início de abril, até o momento, 355 processos foram autuados, relativos a 200 mil hectares. Dos 173 imóveis aprovados pela Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), apenas 56 obtiveram parecer jurídico positivo pelo PGE (Procuradoria Geral do Estado) para expedição de títulos, o que representa uma área total regularizada de 20.852,75 mil hectares. 

 

Por fim, Michelis convidou os presentes a contribuir com ideias para a concepção de uma nova abordagem para a 7ª edição da Campanha Vote Consciente. O objetivo desta edição é realizar sabatinas com os candidatos a prefeito de Presidente Prudente durante o pleito municipal, previsto para meados de setembro.

 

AAPP e Soroptimistas

 

Durante a reunião, duas associações apresentaram seus trabalhos feitos na sociedade prudentina. O médico Belmiro D'arce, fundador e presidente da Associação Amigos do Parque do Povo (AAPP), falou sobre o projeto que é desenvolvido desde 2021, cujo objetivo é tornar o parque prudentino em uma referência nacional, agregando conhecimento e bem-estar à sociedade, bem como unindo empresas, pessoas e poder público por um mundo melhor. 

 

Em seguida, a advogada e integrante da Soroptimistas, Eunice Cruz, convidou a todos a conhecerem o grupo de mulheres. O intuito é melhorar a qualidade de vida de meninas e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, por meio de programas que levam ao fortalecimento econômico-social.