Aconteceu nesta terça-feira (19), no Recinto de Exposições “Jacob Tosello”,  a abertura da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), pela primeira vez em Presidente Prudente. A UEPP, uma das apoiadoras do evento, esteve representada pelo ex-presidente e conselheiro, José Maurício Leme Jr. A Feira é promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e com o apoio da Prefeitura de Presidente Prudente.

  

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, abriu oficialmente a programação. Durante a cerimônia de abertura, Freitas anunciou a construção de 630 casas populares em assentamentos rurais da reforma agrária, o lançamento do Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos (SIRBOV-SP) e a entrega de 502 títulos de regularização fundiária para pequenos, médios e grandes produtores rurais por meio da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

  

Entre as principais medidas anunciadas, o SIRBOV-SP foi desenvolvido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e tem como objetivo permitir o monitoramento individual dos animais, proporcionando ao setor pecuário paulista mais competitividade para abertura de novos mercados, uma exigência internacional crescente.

 

O SIRBOV-SP proporciona uma série de benefícios diretos e indiretos tanto para a administração pública como para o setor privado, como o controle sanitário e a segurança do alimento, competitividade e expansão de mercados, sustentabilidade e bem-estar animal, eficiência e gestão da pecuária, além da possibilidade de implementação de futuras políticas públicas e do monitoramento setorial.

 

Outra medida do governo paulista para o setor agropecuário é o projeto de lei do Fundo de Defesa Estadual da Sanidade Animal (Fundesa), encaminhado para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O fundo é obrigatório para o pagamento de ressarcimento ao produtor caso ocorram focos de febre aftosa em decorrência da retirada da vacinação contra a doença, que entrou em vigor em 2024.

 

A FEICORTE

 

Realizada até sábado, 23, a Feicorte conta com 5.800 m² de área coberta, além de mais de 500 animais em exposição, cerca de 45 palestrantes, mais de 40 horas de conteúdo, seis julgamentos e cinco leilões. As maiores empresas da pecuária também estão presentes, exibindo produtos, inovações tecnológicas e tendências que estão moldando o futuro do setor. Além disso, são realizados leilões de gado de elite e cavalos, com lotes excepcionais e julgamentos de animais.

 

 

Fonte: Governo do Estado de SP