Nesta quinta-feira (15), representada pelo presidente, Renato Michelis, e pelo conselheiro José Maurício Leme Jr, a UEPP esteve na sede da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) para uma visita cordial com o diretor executivo, Lucas Bressanin.

 

Durante o encontro, Lucas Bressanin compartilhou os progressos significativos na regularização de médias e grandes propriedades do Pontal do Paranapanema, por meio da Lei nº 17.557/22. “Claro que há burocracias inerentes ao cumprimento da lei, mas isso é necessário para garantir segurança jurídica e a tranquilidade na obtenção de escrituras e matrículas”, disse.

 

Além disso, também foram discutidos outros temas relevantes, como a ferrovia regional, onde a UEPP destacou a importância de dar continuidade ao projeto da ferrovia Norte-Sul, o qual poderia permitir à região o acesso às Malhas da Alta Paulista e Paranaense, e consequentemente, ao porto de Santos. Outro ponto foi a viabilidade de realizar estudos para a transposição dos Rios Paraná-Paranapanema, uma iniciativa que promoveria a expansão da prática da agricultura irrigada na região.

 

Por fim, Michelis enfatizou o compromisso da UEPP em buscar a colaboração de outras entidades e sindicatos para a difusão de informações sobre a regularização de terras no Pontal. "Para nós, a titularidade significa proporcionar aos produtores rurais e proprietários a oportunidade de trabalhar e realizar melhorias com dignidade e segurança jurídica", pontuou.