Até julho, qualquer pessoa maior de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode se inscrever de forma voluntária para ser mesário nas eleições municipais de outubro. Para isso, basta acessar o site da Justiça Eleitoral e preencher um formulário, efetuar o cadastro pelo  aplicativo e-Título ou ir diretamente no cartório eleitoral  em que está inscrito.

 

Segundo a legislação eleitoral, a atividade não pode ser exercida, por exemplo, por aquele que pertence ao serviço eleitoral; é candidato nas eleições, incluindo seus cônjuges e parentes de até segundo grau;  é membro de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva, entre outros. 

 

Além de certificado por serviços prestados à Justiça Eleitoral, o mesário ganha dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial para serem utilizados no emprego público ou privado, conforme acerto com o empregador. A Justiça Eleitoral também fornece auxílio-alimentação no valor de R$60,00 para o dia da votação.

 

Ainda, quem contribui com o processo eleitoral também tem preferência no desempate em concursos públicos, desde que haja previsão no edital. E em caso de estar cursando a graduação, pode utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares.

 

O que faz o mesário voluntário?

 

Nos dias da eleição, é mesário quem recebe o eleitorado, colhe e confere as assinaturas no caderno de votação, libera a urna eletrônica para que as pessoas possam exercer o direito ao voto e são responsáveis por assegurar a tranquilidade da seção eleitoral, do início ao fim da votação.

 

Serviço

Site: O (a) interessado (a) pode acessar o link 

https://www.justicaeleitoral.jus.br/eleicoes/mesario/index.html

 

App:  O app e-Título pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android, nas lojas Google Play e Apple Store. Para se cadastrar, é necessário informar o número do título ou do CPF, o nome completo, a data de nascimento e os nomes dos pais.

 

Após se inscrever, seu nome entrará para uma lista e, quando houver necessidade, a zona eleitoral fará a convocação para trabalhar na eleição.