A principal pauta da UEPP é o conceito de desenvolvimento econômico. Você sabe o que é, e qual é a diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico? No crescimento, há aumento na produção de bens e serviços de uma economia, como o PIB (Produto Interno Bruto) ou PNB (Produto Nacional Bruto); no desenvolvimento, além de um aumento significativo da renda per capita, é preciso que exista uma melhora estrutural em setores econômicos e sociais.

 

Não sendo uma ciência totalmente exata, pode se dizer que existem diferentes ideias a respeito do desenvolvimento econômico, mas fato é que não há desenvolvimento sem o crescimento, porém, nem sempre que há crescimento pode ser considerado que existiu o desenvolvimento.

  

Nesse conjunto regional, os principais setores que devem ser avaliados são: agronegócio; comércio e serviços; ciência e tecnologia; cultura e turismo; construção civil; esporte; infraestrutura e sustentabilidade. Na prática, exemplos como incentivo e desburocratização a micro e pequenos empreendedores; fortalecimento da atuação do agente de desenvolvimento local; escoamento de produtos regionais;  geração de emprego; iniciativas que busquem melhor a articulação e inovação; e o diálogo franco e transparente com a população.

  

O percentual elevado de uma população economicamente ativa, inserida em um determinado setor da economia, eleva o desenvolvimento econômico e o índice de urbanização de um país. E lembre-se que esse ano é eleitoral, e é o momento para escolher representantes com propostas condizentes com a realidade do nosso município.