A UEPP participou nesta sexta-feira, 23, de uma comitiva formada por representantes de entidades de classe e empresários de Presidente Prudente e região em Maringá (PR) para uma visita guiada à ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá). A iniciativa, organizada pelo Grupo Empresarial Lidera, teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre as instituições.
Para o intercâmbio, também participaram da missão representantes da ACE Associação Comercial de Pirapozinho), ACIPP (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), CIESP, Codepp (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Pres. Prudente), Fundação Inova Prudente, Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente), Poloin (Associação das Empresas de Software do oeste paulista), Sicoob Paulista, Sicredi Rio Paraná PR/SP, SEDEPP (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de P. Prudente), SETEC (Secretaria Municipal de Tecnologia de P. Prudente), Soroptimistas, Toledo Prudente Centro Universitário, UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista) e Unesp, além de empresários.
A UEPP esteve representada pelo presidente, Marcos Nomura, pelo vice, Ricardo de Macedo, pelos conselheiros e ex-presidentes, Renato Mungo e Renato Michelis, pelo diretor Francisco Ivo de Almeida Prado Jr. e pelo integrante Jovilson Ciccotti.
Durante a programação, o grupo teve a oportunidade de conhecer de perto algumas das principais práticas e projetos desenvolvidos pela ACIM, como o programa Empreender ACIM, o Plano de Ação da entidade e o trabalho do Observatório Social. Também houve interação direta com as lideranças que conduzem essas ações, o que enriqueceu ainda mais a experiência.
Representando o presidente do Grupo Lidera, Márcio Rodrigues, o vice, Marcelo Nicoluci, a visita teve como propósito inspirar novas iniciativas voltadas ao fortalecimento institucional e ao desenvolvimento socioeconômico regional. “A troca de experiências certamente renderá frutos práticos para a nossa região, reforçando a importância da articulação entre entidades e da busca contínua por inovação, transparência e eficiência nas ações voltadas à comunidade”, afirmou.
Para o presidente da UEPP, Marcos Nomura, entre as boas práticas apresentadas, destacam-se o modelo do Observatório Social e sua forma de atuação, que pode ser adaptada e implantada em outras cidades. “Dois pontos centrais chamaram a atenção: o associativismo e o cooperativismo. Foi justamente a união em torno desses princípios que promoveu uma verdadeira virada de chave em Maringá, impulsionando o desenvolvimento coletivo", comentou.
O presidente da ACIM, José Carlos Barbieri, reforçou que a Associação recebe, quase diariamente, representantes e missões de diversas regiões do Brasil e até do exterior. “É sempre gratificante acolher essas visitas e compartilhar a nossa experiência. Acredito firmemente que somente uma sociedade civil organizada tem o poder de transformar sua cidade e contribuir verdadeiramente para o crescimento do Brasil," pontuou.
O que é a ACIM?
Com 72 anos de atuação, apenas seis a mais do que a cidade onde está sediada, a ACIM é considerada uma das instituições mais relevantes para o desenvolvimento do município. Atualmente reúne mais de 5 mil empresas unidas pelo propósito do associativismo. Reconhecida nacional e internacionalmente, a associação atua no desenvolvimento de ecossistemas locais e regionais.
Programa Empreender
O Programa Empreender da ACIM funciona desde o ano 2000 e é destaque nacional e internacionalmente por conta de seus núcleos e ações desenvolvidas. Nele, empresas são convidadas a formarem um núcleo setorial ou multissetorial, do qual surgirão ações propostas e aplicadas pelos próprios empresários para fortalecer o setor.
Observatório Social de Maringá
O Observatório Social de Maringá foi criado para fomentar a coesão social por meio da transparência e do bom uso dos recursos públicos, para conscientizar a população sobre a relevância dos tributos e a necessidade de sua aplicação eficaz. Formado por profissionais de diversas áreas, o grupo atua de forma apartidária, movido por um ideal comum de responsabilidade social e cidadania.
CODEM
Sancionado pela Lei Municipal nº 4.275, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM) foi oficialmente iniciado em 1997. Desde então, composto por lideranças voluntárias e representantes do setor público, o CODEM atua com base em visões de futuro e diretrizes estratégicas, por meio de suas Câmaras Técnicas, fomentando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida na cidade.
Em 2012, diante do rápido crescimento urbano, o Conselho iniciou a construção de um planejamento estratégico de longo prazo para transformar a visão de futuro do documento “Maringá 2030 “em um plano executável até o centenário da cidade, em 2047.
Surgiu então o projeto Masterplan Metrópole Maringá 2047, idealizado com apoio de especialistas nacionais e internacionais. Em 2017 foi concluído um estudo socioeconômico, com a entrega do documento Suporte ao Planejamento Socioeconômico para Maringá 2047, que definiu uma visão ambiciosa: tornar Maringá a melhor metrópole do interior do Brasil.
O plano identificou setores-chave, como Saúde, Educação, Tecnologia da Informação e Serviços Financeiros, e estabeleceu metas e indicadores agrupados em sete eixos estratégicos.