O que é votar consciente? Essa é a indagação que a 3ª edição da Campanha Voto Consciente idealizada pela UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) com apoio de entidades e órgãos públicos fará aos eleitores durante o pleito municipal. O lançamento oficial será realizado nesta quinta-feira, às 19h, na Casa do Advogado.
Representada pelo presidente Sergio Turuta; Marcos Lucas, secretário; Emerson Longhi, secretário-adjunto; e Raul Audi, diretor de comunicação adjunto, a UEPP esteve ontem (23) na redação do “Jornal O Imparcial” para a divulgação. Recebidos pelo diretor administrativo do impresso, Deodato da Silva, os integrantes concederam entrevista à jornalista Mariane Gasparetto.
Em entrevista, Sergio Turuta ressaltou que o “Voto Consciente” é uma forma de educação política. “A missão é fazer com que o eleitor entenda que votar não é uma forma de protesto, mas sim, analisar cada candidato”.
Embora o período eleitoral siga até 02 de outubro, a campanha terá continuidade com pensamento já nas eleições de 2018, pois a região está carente de representantes a deputados estaduais e federais.
Dentre os responsáveis, Raul Audi informou que o material publicitário envolverá todos os tipos de mídia, bem como o hotsite que entrará ao ar nesta sexta-feira no site da UEPP. “O link conterá cartilha didática onde será explicado como funciona o processo eleitoral, direitos e deveres da população, e, sobretudo, qual o papel do prefeito e vereador”.
Para ele, essa será a eleição da abstenção, pois muitos cidadãos, cujo não estão na linha de obrigação para votar, como jovens abaixo de 18 anos e idosos acima de 65 anos, não têm o interesse de comparecer às urnas, apesar de ser um problema facultativo.