Após anos em busca do reconhecimento, nesta quarta-feira (27), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei n°808/2025, que classifica Presidente Prudente como Município de Interesse Turístico (MIT). Anhumas também ingressou no grupo seleto grupo de municípios oficialmente reconhecidos por seu potencial turístico, atraindo visitantes e negócios e gerando emprego e renda para a população local.
Conforme o PL, Prudente contempla os critérios de qualificação, entre os quais se destacam: potencial turístico, serviços básicos de infraestrutura e expressivos atrativos turísticos. No documento, de autoria coletiva dos parlamentares, o Poder Legislativo Estadual reconhece o compromisso no fortalecimento do turismo regional como vetor de crescimento econômico e valorização das potencialidades locais.
Presente na solenidade, o secretário da Setur, Wesley Cotini, comentou que a classificação como MIT é um avanço fundamental para Prudente. “O turismo é uma das grandes ferramentas de desenvolvimento econômico e social. Com o MIT, teremos ainda mais condições de explorar nossas potencialidades”, declarou o secretário.
Milton Carlos de Mello "Tupã", prefeito de Prudente, agradeceu ao deputado estadual Mauro Bragato, que há pelo menos dois anos vem atuando para obter este reconhecimento à capital do oeste paulista, que, a partir de agora, começa um novo capítulo e passa a ser protagonista no turismo regional.
UEPP
Marcos Nomura, presidente da UEPP, recebe com alegria a conquista e ressalta que o reconhecimento como MIT fortalece as discussões sobre o futuro do setor. “No dia 30 de outubro, a UEPP realiza o Fórum de Turismo. A escolha do tema partiu do estudo Coalizão Empresarial, que apontou o turismo como um dos grandes vetores de desenvolvimento para o futuro da região”, destaca.