O turismo rural é uma modalidade que proporciona uma conexão com a natureza e cultura local, promovendo experiências em áreas como sítios, fazendas, chácaras e pousadas. Esse checklist é presente no Pontal do Paranapanema, por isso foi tema da 1ª Conferência de Turismo Rural, promovida pela Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), em parceria com a Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo) no último sábado (15) na Fundação Inova Prudente, a qual contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena. Na oportunidade, ema UEPP esteve representada pelo ex-presidente Marcos Lucas, pelo diretor regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, e pelo empresário Júlio Moraes.

 

Ovacionado pelas autoridades e empreendedores do setor, Lucena comunicou a conversa pessoal que teve com o governador Tarcísio de Freitas recentemente. Segundo, o governador delegou que seja usado todos os instrumentos do turismo para apoiar as regiões do Vale do Ribeira e do Oeste Paulista, em especial, do Pontal do Paranapanema. “Quero que seja potencializada a economia e seja melhorado o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]”, repassou a fala de Tarcísio. 

 

Durante o encontro, autoridades entregaram um requerimento para que Prudente se torne um MIT (Município de Interesse Turístico). “Vamos fomentar, juntos, um plano de desenvolvimento do turismo regional. Esse não será um plano de governo, mas de Estado, pensando em longo prazo”, anunciou Lucena.  “Esta região será a capital do Turismo Rural do Estado de São Paulo!”, enfatizou.

 

O diretor executivo do Itesp, Guilherme Piai descreveu o turismo como uma das principais atividades geradoras de renda de muitos municípios do Pontal, mas que pode ser melhor explorada. Também ressaltou sobre a importância da segurança jurídica e citou as Leis 11.600, que atende os médios produtores e da 17.557 para os grandes produtores, conhecida como Lei Paz no Campo.