Segundo a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), até esta primeira semana de maio, Presidente Prudente soma mais de 13 mil casos confirmados de dengue, o que é uma situação muito alarmante, pois em 12 de abril o número já estava em quase 8 mil. Além desses, a fatalidade é que 18 pessoas perderam suas vidas em decorrência do transmissor Aedes aegypti.

 

 

Como uma forma de amenizar essa situação e conscientizar a população, já que estudo da Secretaria do Estado de Saúde (SES), revela que mais de 80% dos criadouros do mosquito encontra-se nas residências, a partir desta semana, os proprietários que receberem os agentes de endemia em suas casas, receberão um selo de vistoria.

 

 

Idealizado pelo Conselho das Associações de Moradores (Campp), o selo será entregue aos moradores pelas equipes d vigilância epidemiológica durante o pente-fino nas casas. O projeto também é em parceria com o Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento das Ações de Controle da Dengue e Leishmaniose Visceral.  



É válido ressaltar que o Aedes aegypti também transmite outras doenças além da dengue, sendo a chikungunya e o zica vírus. Durante a vistoria, os agentes de saúde identificam e eliminam os focos;  para isso, é preciso a colaboração da comunidade para permitir a entrada desses profissionais que estão devidamente paramentados e identificados.

 

Foto: Secom