Com o tema “A função social da cidade e da propriedade”, o Governo de Presidente Prudente irá participar da Conferência das Cidades, a ser realizada no dia 22 de junho, das 8h às 18h, na Câmara Municipal. Convidada, a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região) repassa às associações, ONG’s, entidades, sindicatos e representantes da comunidade para que participem da reunião.

Presença confirmada, o Promotor André Tuffi será o palestrante principal da conferência que tem como objetivo central debater sobre pontos a conscientizar o cidadão a refletir sobre a realidade da sua cidade e desenvolvimento urbano, seguindo questões que envolvam espaços públicos acessíveis, moradias populares bem localizadas, equipamentos comunitário, regularização fundiária urbana em favor de famílias de baixa renda e potências econômicas, por exemplo.

Baseando-se no art. 182 da Constituição Federal, a Conferência será realizada em todo país com abrangência em âmbito Federal, propondo resolução de questões e problemáticas regionais. Sob o lema: “Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, o evento também contará com a eleição de delegados que irão participar em breve da Conferência Estadual e Federal. Nesse caso, as entidades dos escolhidos eleitos estarão responsáveis pelo custeio da viagem e estadia.

 Desenvolvimento urbano

De acordo com o último Censo, o Brasil tinha mais de 190 milhões de habitantes em 2010, 84 de cada 100 habitantes moravam em área urbana. De acordo com os estudos da ONU (Organização das Nações Unidas) esse percentual deve subir para 90% em 2020.  Embora a densidade populacional de uma cidade a outra possa alterar consideravelmente, os processos históricos comuns é refletido a praticamente todas elas, tais como desigualdades socioespacial, dificuldade de gestão de território, apropriação privada e indevida de espaços públicos, dentre outros.