Aconteceu na noite dessa quinta-feira (20) a abertura oficial da 4ª Feira Tecnológica da Batata-doce, a Batatec, realizada no Centro de Eventos do Instituto Brasileiro do Café (IBC). Os diretores da UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente e Região), José Renato de Feitas e José Maurício Leme Jr. prestigiaram o evento que terá continuidade nesta sexta, sábado e domingo. A Batatec é idealizada pelo governo de Presidente Prudente em parceria com a Aprobarpp - Associação dos Produtores de Batata Doce de Prudente e região.

 

A batata-doce é a quarta hortaliça mais consumida no Brasil e a região de Presidente Prudente é a maior produtora do Estado de São Paulo. Nesse sentido, a Feira é realizada para contribuir com o crescimento do setor, gerando oportunidade de negócios, atualizações e capacitação com geração de emprego e renda. 

 

O diretor executivo da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Guilherme Piai, também representando o governo estadual, anunciou em primeira mão um projeto que envolve o Pontal do Paranapanema. Segundo, recentemente em conversa com o governador Tarcísio de Freitas, prefeito Ed Thomas, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, e com o presidente do Desenvolve SP, Roberto Brito, foi dado aval e será lançado em breve uma linha de crédito denominada “Desenvolve Pontal”. 

 

 

 

Para José Renato, é importante que a população compareça ao evento que tem ganhado destaque nacional. "Iniciativas como essa vai de encontro com o trabalho da UEPP, que é a perspectiva de que o agronegócio, especialmente a batata-doce, é um segmento que já está impulsionando o desenvolvimento da região do Oeste Paulista, pela qualidade, volume de produção e as diversas frentes econômicas que o produto pode criar", disse.

 

Edição

 

Além de atrações musicais e food park, a Feira também conta com 60 stands para que as empresas de setor mostrem suas tecnologias e atuações no mercado, tendo como público-alvo empresários, empreendedores, técnicos, consultores, produtores rurais, profissionais ligados ao agronegócio, estudantes de graduação e a população em geral. Na edição, também acontecerão palestras e apresentações de pesquisas e capacitações, diariamente. Inscrições podem ser feitas no local.