O 8º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) celebra neste mês de abril cinco anos de atuação no oeste paulista.  Desde que foi instalado em 11 de abril de 2019, o grupo de notáveis policiais apresenta um histórico de atividades de prevenção e combate ao crime. 

 

A corporação atua em toda a área do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), em ocorrências de alta complexidade ou de grande envergadura, tais como reintegração de posse e controle de rebeliões em penitenciárias. 

 

Além da Cavalaria para policiamento ostensivo e preventivo, o 8º Baep tem o Canil, com cães de faro e policiamento.  Suas operações são frequentemente coordenadas com base em inteligência policial, visando desmantelar organizações criminosas e neutralizar ameaças mesmo antes que elas se concretizem, desempenhando também um papel proativo na prevenção de crimes.

 

Desde sua inauguração, o órgão soma 1.254 prisões, sendo 869 flagrantes por crimes diversos, 385 por cumprimento de mandados, além da apreensão de 96 adolescentes. Ainda, retirou cerca de seis toneladas de entorpecentes e 176 armas de fogo de circulação na região.

 

Conforme o presidente da UEPP, Renato Michelis, o trabalho do 8°Baep no oeste paulista é vital para garantir a segurança e o bem-estar da população. "Seu compromisso em lidar com situações de alta complexidade demonstra sua importância incontestável na preservação da ordem e na proteção de nossos cidadãos.", parabeniza Michelis.