O Aeroporto Adhemar de Barros, em Presidente Prudente, receberá investimento de R$56,5 milhões. É o que promete o contrato de concessão entre a Secretaria de Logística e Transportes, Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e o ASP (Consórcio Aeroportos Paulista). O autorizo que permite a celebração do contrato de concessão, foi assinado no último dia 04/02 pelo vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia. Já a assinatura da concessão está prevista para os próximos dias.
Em julho de 2021, o Consórcio Aeroportos Paulista venceu o certame com ágio de 11,14% sobre a outorga mínima, com a oferta de R$ 7,6 milhões pela concessão do Bloco Noroeste, que também inclui os aeroportos comerciais de São José do Rio Preto (R$ 42,7 milhões), Araçatuba (R$ 24,4 milhões) e Barretos (R$ 13,7 milhões), e os aeródromos de Assis (R$ 6,9 milhões), Votuporanga (R$ 7,1 milhões), Penápolis (R$ 7 milhões), Tupã (R$ 5,6 milhões), Andradina (R$ 5,1 milhões), Presidente Epitácio (R$ 4,4 milhões) e Dracena (R$ 7,2 milhões).
Sob supervisão da Artesp, o ASP estará responsável pela prestação dos serviços públicos de exploração, manutenção e ampliação da infraestrutura do Bloco Noroeste, devendo fazer os aportes de modernização no terminal de passageiros e bagagens no aeroporto nos primeiros quatro anos, equivalente à primeira fase da concessão.
Conforme Garcia, o Estado paulista gastava, até o ano passado, mais de R$ 80 milhões na manutenção dos aeroportos e, a partir de 2022, vai gastar zero. “Esses R$ 80 milhões vão ser investidos naquilo que é importante para as pessoas e é indelegável para o poder público, que é a saúde, a educação e a segurança pública“, afirmou.
De acordo com o Daesp, serão executadas obras de modernização da infraestrutura nos aeroportos, como recapeamento, iluminação e repintura da pista de pouso, ampliação da área de movimento de aeronaves, estacionamento de veículos e terminal de passageiros, implantação de áreas de segurança nas cabeceiras das pistas de pouso e decolagem, sistema de luzes, entre outras melhorias.
E o novo terminal?
Bem antes do anúncio de abertura do edital do leilão de concessão, a UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente e Região), em conjunto com entidades de classe e governo municipal, já fomentava a importância da construção de um novo terminal de passageiros, ao invés de mera ampliação ou reforma. Isso tem gerado incerteza, apenas constando no documento que “caso ocorra futuramente necessidade de realização de novos investimentos, o contrato de concessão permite acompanhamento dos indicadores com mecanismos para revisões periódicas”.
Para o presidente, José Maurício Leme Jr., “a sociedade é favorável à concessão, mas não há dúvidas de que o planejamento original do novo saguão contempla um diferencial necessário, ainda mais considerando que modernos aeroportos são verdadeiros shopping centers, atraindo não só mais conforto como também mais faturamento e um forte fomento ao turismo”.