Aconteceu na tarde desta quinta-feira (15/07) na sede da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, o leilão de concessão de 22 aeroportos e aeródromos paulistas à iniciativa privada. O objetivo, segundo o governo do Estado de São Paulo, é criar potencial de desenvolvimento para a região e no mercado aeronáutico, uma vez que novas rotas de voos comerciais e regulares podem ser criadas.


Ao bloco Noroeste, o qual o aeroporto prudentino está inserido, a empresa vencedora e que será a responsável pela concessão nos próximos 30 anos, é a Consórcio Aeroportos Paulista, pertencente ao grupo Socicam, que ofertou R$7,6 milhões, com ágio de 11,14% sobre a outorga mínima. O bloco também integra os aeródromos de Dracena, Presidente Epitácio, Andradina, Assis, Penápolis, Votuporanga e Tupã, e os aeroportos de Araçatuba, Barretos e São José do Rio Preto.

 

Já o Bloco Sudeste, que contempla os aeroportos em Ribeirão Preto, Sorocaba, Araraquara, Avaré, Bauru-Arealva, Franca, Guaratinguetá, Marília, São Carlos, Registro e São Manuel, foi arrematado pelo Consórcio Voa NW e Voa SP, com a oferta de R$ 14.737.486,00 representando um ágio de 11,50% sobre a outorga mínima.

 

Para o presidente da UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente e Região), Renato Mungo, a expectativa é que o consórcio olhe para o interior paulista e atenda as demandas da sociedade civil, aquém do que está previsto no edital, mas que também contribua para o desenvolvimento econômico regional, como a construção do novo terminal e passageiros.

 

Socicam

Com 47 anos de atuação no Brasil, a Socicam é operadora privada de 14 terminais aeroportuários, terminais marítimos, rodoviários e urbanos. Conta com quatro mil funcionários e administra mais de 120 empreendimentos na América Latina, pelos quais circulam mensalmente mais de 100 milhões de pessoas. No Brasil, está presente em 14 estados e 55 cidades, em todas as regiões do país.