É inegável que a Covid-19 é um triste marco em nossa sociedade, mas precisamos olhar para outra epidemia: a dengue, uma responsabilidade que envolve a população e o poder público.


Não deixar água acumulada em recipientes e vasos de planta, conservar a caixa d’água fechada, e não deixar restos de construção civil ou pneus descobertos no quintal... Saber como evitar a proliferação do Aedes Aegypti (que além da dengue, ainda transmite Zika, Chikungunya e outros), todos nós estamos cientes, mas por que é comum ser noticiado o constante descarte irregular de entulho e material orgânico em terrenos baldios, feito pelos próprios moradores das localidades? Esse crime ambiental também abre brecha para outra doença: a Leishmaniose.


Na época de períodos chuvosos, comumente na atual estação, não podemos nos descuidar, pois é neste momento que devemos redobrar a atenção quanto às medidas preventivas contra a doença.  A falta de conscientização, da efetiva ação pública e em parte da irresponsabilidade da própria população tem levado a um efeito ‘boomerang’.

 

Focos

Para eliminar os possíveis focos, retire a água parada e limpe o local esfregando-o com uma bucha com água. A água sanitária também é uma aliada no combate ao mosquito Aedes aegypti. Verifique semanalmente os seguintes locais: vaso de plantas, bandeja de ar condicionado, geladeira e bebedouro, lajes, tanque, pia, depósito de água destampado, calhas, escoadouros de área externa, móveis de jardim, piscina, muro com cacos de vidro, potes de alimentação dos animais, lona de cobertura, sucata abandonada, dentre outros.

 

 Dengue x Covid

Um estudo publicado nesse mês pela revista científica Tropical Medicine and Infectious Diseases (Medicina Tropical e Doenças Infecciosas), constata que os locais de maior incidência da dengue também são os da Covid-19  em algumas regiões urbanas de Presidente Prudente. Conforme o médico infectologista Luiz Euribel Prestes Carneiro, orientador da pesquisa, as regiões com aumento de casos de dengue estão relacionadas a fatores ambientais, como fundo de vale, lixões clandestinos, terrenos baldios e áreas não urbanizadas.