Presidente Prudente tem enfrentado um dos maiores problemas em iluminação pública nos últimos anos. Não é difícil encontrar postes com luzes acesas durante o dia, e sequências de lâmpadas queimadas à noite, deixando ruas em plena escuridão.

 

Agora, com a assinatura do contrato de prestação de serviços entre a Prefeitura de Presidente Prudente com a concessionária Stylux Brasil, efetivada na última sexta-feira, 26 de maio, a projeção é trocar os mais de 42 mil pontos de iluminação a vapor de sódio por lâmpadas de Led. Com contrato de cinco anos, o custo será de R$ 62 milhões.

 

Conforme o secretário municipal de Obras, Matheus Grosso, os trabalhos da nova prestadora vão se dividir em duas frentes; uma apenas para atendimento das demandas em aberto e que precisam de solução imediata; enquanto outras equipes darão início à execução do plano de modernização de todo o parque de iluminação. “Temos aproximadamente sete mil chamados em aberto pelo 156 e nossa intenção é finalizá-los em cerca de 60 dias”, enfatiza.

 

Mais do que oferecer luz às vias e contribuir para a estética urbana, a iluminação pública desempenha outros papéis importantes, como segurança a pedestres e veículos, reduzindo o risco de acidentes e atos criminosos; além de permitir que espaços públicos sejam utilizados durante a noite, proporcionando oportunidades de lazer, exercício e encontros sociais.

 

As tecnologias evoluíram ao longo dos anos, com a adoção crescente de lâmpadas de Led, devido à sua eficiência energética, economia e longa vida útil em comparação com as tradicionais. Além disso, a automação e o controle inteligente da iluminação pública estão se tornando mais comuns. Isso permite ajustar o nível de iluminação com base nas condições ambientais, como a detecção de movimento, o horário do dia e a presença de pessoas, resultando em economia de energia e maior eficiência no uso dos recursos.