Em anúncio recente da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), revelou que, respondendo por 1,2% do PIB no Estado de São Paulo, a 10ª Região Administrativa de Presidente Prudente cresceu 3,3%, ficando à frente do estado paulista, que registrou aumento de 2,8%, em 2022. O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, Estado ou cidade, geralmente em um ano.

 

No comparativo de valores, a região passou de R$ 33,4 milhões em 2021 para R$ 37,9 milhões em 2022. Conforme o Seade, os setores que contribuíram foram serviços e indústria, onde o primeiro cresceu 4,6%; e o segundo, 2,8% na 10ª RA, sendo 3,6% e 0,9% no território paulista, respectivamente.

 

Para o gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), José Carlos Cavalcante, os resultados são indicativos da retomada das atividades após a pandemia da Covid-19, por meio de benefícios da retomada da mobilidade e dos programas que injetaram renda na economia em 2022.

 

Já o diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Itamar Alves de Oliveira Jr., afirma que o desempenho positivo é reflexo do aumento do potencial de produtividade da região e da instalação de novas áreas de plantio e agroindústrias nesta parte do oeste paulista. 

 

 Fonte: Jornal O Imparcial