Quatro pacientes que estavam internados na Unidade de pronto-atendimento da Zona Norte e que aguardavam por leito-Covid nos hospitais de Presidente Prudente, vieram a óbito nesta quarta-feira (07/04). Até o momento, outros 60 estão na fila por uma transferência. Em entrevista ao Fronteira Notícias - 1ª edição - desta quinta-feira, o prefeito, Ed Thomas, informou que as mortes não foram decorrentes da falta de oxigênio.


O chefe do executivo municipal salientou que as UPAs não são um ambiente ideal para que pacientes com Covid-19 permaneçam por longos períodos, mas devido a falta de leitos nos hospitais, isso tem ocorrido. “Desde o ano passado, temos solicitado ao governo do Estado de São Paulo a implantação de um hospital de campanha em Prudente, mas não temos nenhuma devolutiva”, ressaltou Ed Thomas.


Entretanto, a única saída encontrada, de acordo com o governo municipal, será transformar as UPAs do Ana Jacinta e do Guanabara com exclusividade em Centro-Covid. A previsão é que a medida seja efetivada para a próxima semana, permanecendo a UPA do Jardim Santana para atendimento primário de outras patologias. Segundo Ed Thomas, a medida aguarda apenas a contratação de novos profissionais de saúde.