O turismo é uma atividade econômica inclusiva, que representa percentuais significativos nas receitas municipais, além de ser considerado um dos setores mais promissores para quando toda população estiver vacinada contra a Covid-19.

 

Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, há projetos para a inclusão de 152 municípios no grupo de interesse turístico Só no primeiro semestre deste ano, o governo estadual repassou R$ 75,7 milhões para investimentos dos MITs (Municípios de Interesse Turístico). Para o título, as cidades precisam preencher critérios como potencial turístico, serviço médico emergencial e infraestrutura básica, além de possuírem Conselho Municipal de Turismo.

  

O presidente da Aviesp (Associação de Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo), Marcos Lucas, acredita que, após esses quase dois anos de pandemia, haverá crescimento abrupto de viagens. “Quando as pessoas se reconectarem com a maneira de viajar, isso significará muito mais do que conhecer destinos ou reviver momentos alegres. Viveremos anos em meses”, afirma.

 

Segundo, por questão de segurança sanitária, o amanhã do turismo será guiado pelas mãos do agente de viagens. “Em tempos de álcool gel, esse profissional será mais requisitado, já que além de te ajudar com opções mais seguras e confiáveis de hotéis, companhias aéreas e transfers, que estão seguindo todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde, mostra passeios que combinam com a sua personalidade e objetivo”, pontua.